Banca de DEFESA: DANDARA SANTOS SOUZA DALTRO

DISCENTE : DANDARA SANTOS SOUZA DALTRO
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Sala 03 da Escola de Administração da UFBA

Práticas Avaliativas durante a Pandemia de Covid-19: narrativas de professoras atuantes nos anos  iniciais do Ensino Fundamental em Salvador/BA

Avaliação para Aprendizagem; Práticas Avaliativas; Narrativas de Avaliação; Pandemia de Covid-19.

O presente estudo tem como objetivo geral compreender as práticas avaliativas desenvolvidas pelo/as professores/as atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Salvador/BA durante a Pandemia de Covid-19. A fim de atender o objetivo proposto, definimos como questão de investigação: Como as professoras, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, em escolas municipais de Salvador/BA, desenvolveram as práticas avaliativas durante a Pandemia de Covid-19? A fundamentação teórica se desenvolveu com a contribuição de autores/as da área de Avaliação, sobretudo Esteban, Villas Boas, Luckesi Freitas e Fernandes. A viabilização dessa pesquisa foi organizada a partir da abordagem qualitativa, utilizando a Pesquisa Narrativa para colocar ênfase nas falas das professoras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental que mobilizaram suas lembranças e experiências por meio de entrevistas narrativas individuais que tratavam sobre Avaliação no período da Pandemia. Após a construção das informações, estas foram analisadas a partir do procedimento de análise dos Núcleos de Significação com explicitação dos sentidos e significados que as professoras empreendiam acerca do conceito de Avaliação e do desenvolvimento das práticas avaliativas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados sinalizaram que as orientações didático-pedagógicas fornecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) sugerem práticas pautadas no ato de examinar e não de avaliar e, neste sentido, há uma ênfase na quantidade de tarefas realizadas pelos/as estudantes, a fim de ocupar o tempo e manter o vínculo com a escola. Entretanto, a conclusão dessa pesquisa é que as práticas avaliativas das professoras durante a Pandemia de Covid-19 se desenvolveram com o objetivo maior de estabelecer vínculo com os/as estudantes mais do que acompanhar o processo de construção das aprendizagens de conteúdos curriculares, tendo vista o olhar sensível das professoras diante da vulnerabilidade social das crianças e suas famílias. Tais resultados reforçaram a ideia de que a Avaliação envolve afeto, acolhimento, compromisso, mediação pedagógica e disposição de todos os sujeitos no processo de ensinoaprendizagem.

Presidente - 1335772 - REJANE DE OLIVEIRA ALVES
Interna - 1695886 - EDNA TELMA FONSECA E SILVA VILAR