Banca de DEFESA: JOÃO DA CRUZ NEVES SILVA NETO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO DA CRUZ NEVES SILVA NETO
DATA : 20/11/2023
HORA: 14:30
LOCAL: RNP - Online
TÍTULO:

PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E DESAFIAM O PARADIGMA DO EXERCÍCIO: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS EM CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem Docente. Educação Matemática Crítica. Experiências.
Formação docente. Prática Social. Teoria Social da Aprendizagem. Zona de inovação.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

A presente dissertação de mestrado concentra-se nas experiências e aprendizagens que
ensejaram alterações na atuação profissional de professores que ensinam Matemática. Este
trabalho assume um formato multipaper, organizado em dois estudos distintos, orientados
pelos seguintes objetivos: compreender como os professores que ensinam Matemática da
educação básica relacionam suas experiências com suas aprendizagens orientadas a desafiar o
paradigma do exercício; e compreender como estes professores relatam o modo que
compatibilizam o desafio ao paradigma do exercício com a prática pedagógica escolar em que
participam enquanto docentes. Os dados dos referidos estudos qualitativos foram produzidos
por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com seis professores que ensinam
Matemática na Educação Básica, selecionados a partir de um questionário aplicados aos
participantes do XIX Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. As análises
apontam que esses docentes relacionam o modo pelo qual desafiam o paradigma do exercício
no contexto escolar a um processo dinâmico de aprendizagem, em que estão envolvidas
práticas variadas e compartilhadas. Além disso, as análises sugerem também que os
professores compatibilizam os modos pelos quais se afastam do ensino tradicional com a
prática pedagógica escolar, sobretudo, a partir da assunção de uma postura de
experimentação, que lhes permite superar limitações, valer-se de oportunidades e transformar
adversidades do contexto escolar em circunstâncias favoráveis ao desafio do paradigma do
exercício. Assim, evidenciamos a relevância da articulação entre as experiências de vida dos
docentes e os cursos e programas de formação inicial e continuada, de sorte que venham a ser-
lhes oportunizados modos distintos de atuação profissional. Por fim, os dados apontam
também para a importância de uma formação docente mais atenta à prática pedagógica escolar
e que incentive a postura de experimentação dos professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Interna - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - RITA SANTOS GUIMARÃES - UFABC
Notícia cadastrada em: 17/11/2023 18:42
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