Banca de DEFESA: ERICA CORDEIRO CRUZ SOUSA

DISCENTE : ERICA CORDEIRO CRUZ SOUSA
DATA : 02/12/2023
LOCAL: através Webconferência Síncrona (Google Meet)

Contribuições para o Planejamento Didático-Pedagógico da Educação Física nos Cursos de Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio do IFBA

Planejamento Didático-Pedagógico; Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio; Educação Física Crítico-Superadora; Pedagogia Histórico-Crítica; Psicologia Histórico-Cultural.

A presente tese insere-se entre as que tratam como objeto de pesquisa o planejamento de ensino, na sua singularidade, nos cursos de Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio (EPTIEM), e na particularidade, do componente curricular Educação Física. Problematiza a teoria pedagógica que fundamenta a Educação Física na EPTIEM. Delimita como problema: Qual a realidade dos(as) professores(as) de Educação Física da EPTIEM do IFBA, no que diz respeito ao planejamento de ensino, quais as mediações, quais as contradições, quais as possibilidades de superação e às incongruências entre os documentos normativos, os referenciais teóricos-pedagógicos-metodológicos no trabalho pedagógico? O objetivo é, portanto, apresentar contribuições para o planejamento didático-pedagógico considerando os fundamentos da Educação Física crítico-superadora, da teoria pedagógica histórico-crítica e da teoria psicológica histórico-cultural para enfrentar e superar às contradições presentes no planejamento da Educação Física na EPTIEM do IFBA, na perspectiva da formação humana omnilateral, politécnica e unitária. À hipótese parte das contradições ou incongruências entre os referenciais teóricos-metodológicos expressos nos documentos normativos, quanto nas práticas pedagógicas dos(as) professores(as) de Educação Física dos cursos de EPTIEM do IFBA, e tal realidade dificulta o trato do conhecimento clássico da cultura corporal, uma vez que, a não sistematização e/ou fragmentação desses conhecimentos impossibilita a elevação do padrão cultural e a capacidade teórica em cada estudante singular. Além da dualidade histórica formativa do Ensino Médio e da Educação Profissional reestruturada conforme as necessidades do modo de produção capitalista, que reduz a formação básica comum, estreita o currículo, flexibiliza a oferta de ensino, a possibilidade do ensino à distância, a formação profissional aligeirada, o aprofundamento da distribuição desigual do conhecimento. Para enfrentar está contradição, partimos dos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Física crítico-superadora, da teoria pedagógica histórico-crítica e da teoria psicológica histórico-cultural as quais apresentam contribuições (possibilidades) significativas para (re)organização do planejamento de ensino. Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, documental e questionários semiestruturado online, sob os pilares do materialismo histórico-dialético. Os resultados apontam a necessidade de superação da contradição referente ao trato com o conteúdo específico da Educação Física e desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes dos Institutos Federais em que se evidencia na tríade conteúdo – forma - destinatário. Como conclusão, apresentamos e defendemos a consideração do planejamento didático-pedagógico a partir das referências da EF-CS, assim como a qualificação conceitual acerca do trabalho pedagógico; explicitando, ainda, a relevância da transmissão e fundamentação teórica de caráter contra hegemônico,  na defesa da Educação, de luta pela revogação da contrarreforma do ensino médio, da defesa dos Institutos Federais e da transmissão dos conteúdos clássicos advindos da cultura corporal para que cada estudante tenha o domínio das propriedades da realidade – não dadas à captação de forma imediata e, assim, a elevação de sua capacidade teórica.

Interna - 1035375 - ANGELINA PANDITA PEREIRA
Presidente - ***.730.294-** - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL - UFBA
Externa ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO - nullExterna à Instituição - MÁRCIA MORSCHBACHER - UFSM
Externa à Instituição - ROSICLER TERESINHA SAUER SANTOS - IFBA