Banca de DEFESA: CLEONILTON DA SILVA SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEONILTON DA SILVA SOUZA
DATA : 04/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Mconf RNP e Faced - auditório
TÍTULO:

Discursos pedagógicos do marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataforma: entre a adequação e a transformação


PALAVRAS-CHAVES:

Algoritmos de plataforma. Discursos pedagógicos. Marketing de conteúdo. Plataformas digitais


PÁGINAS: 229
RESUMO:

A pesquisa trata de investigar os discursos de marketing de conteúdo sobre algoritmos de plataformas digitais. O trabalho de campo foi realizado no blog de uma empresa brasileira de marketing digital, território onde os discursos sobre os algoritmos se inter-relacionam e estabelecem novas formas de existência sociotécnica. O estudo se encaminhou sobre três dimensões epistemológicas: a Cognitiva, que se debruçou sobre as especificidades dos algoritmos; a Social, que investigou o contexto do marketing no século XXI; a Discursiva, que se voltou para a natureza da língua em uso em ambiente nativo digital no que se refere às especificidades do discurso pedagógico. O advento da internet consolidou relações sociais mediadas por objetos técnicos em intensos processos de codificação, produção acelerada de grandes quantidades de dados e práticas para tornar os diversos objetos e interagentes sociais interconectados. Os códigos em si já possuem traços de opacidade, o que resulta em mais dificuldade de acesso ao entendimento sobre como esses objetos técnicos funcionam na vida em sociedade. Nessa conjuntura surgem empresas de marketing dedicadas à criação de ações de divulgação de informações sobre a natureza e o funcionamento dos algoritmos de plataformas digitais. Desse contexto sobreveio a questão: em que medida os discursos de marketing de conteúdo contribuem para a decifração dos algoritmos de plataformas? O argumento de defesa da tese é de que os discursos de marketing de conteúdo ocupam múltiplos domínios discursivos, que alcançam as esferas comercial e midiática, principalmente, esferas essas mais perceptíveis pela sociedade em geral, e alcançam também o domínio discursivo educacional, uma vez que essas práticas discursivas se constituem como uma forma cultural que se apropria de um outro discurso originário (científico, comercial, técnico, filosófico, religioso e de senso comum), elaborando um novo modo de saber, comumente conhecido como saber didático, expresso na forma de discurso pedagógico. A base epistêmico-metodológica que fundamenta a articulação de saberes multirreferencializados é de ordem hermenêutica, na qual o campo-objeto de investigação social é também um campo-sujeito, em que a pesquisa se delineia por um processo de entendimento e reflexão de uma situação social que já fora interpretada, o que caracteriza o trabalho como uma reinterpretação da realidade. Para dar conta de articular múltiplas referências de saberes, a pesquisa se pautou em aportes teóricos dos Estudos Culturais, Estudos Críticos do Discurso, Filosofia da Técnica e Sociologia do Conhecimento. O estudo evidenciou que a produção discursiva no marketing de conteúdo se aproxima de práticas que visam modular e controlar comportamentos em mediações pedagógicas alicerçadas em construções discursivas injuntivas, de tom moralizante, bem como tal prática contribui para a formação de um cidadão escritor/leitor condicionado a se relacionar sociotecnicamente com um duplo interlocutor: um ente humano e outro algorítmico. O ente algorítmico estabelece uma forma de relação técnica racionalizada e é quem decidirá de que forma uma publicação aparecerá nas páginas de resultado de um mecanismo de busca na internet.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 287526 - NELSON DE LUCA PRETTO
Interna - ***.026.851-** - VERONICA SOFIA FICOSECO - UFBA
Interna - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA
Externo ao Programa - 2292319 - MESSIAS GUIMARAES BANDEIRA - UFBAExterna à Instituição - PATRÍCIA GONÇALVES SALDANHA BRASIL - UFF
Externo à Instituição - CARLOS FREDERICO DE BRITO D'ANDREA - UFMG
Externo à Instituição - PIER CESARE RIVOLTELLA
Notícia cadastrada em: 31/10/2023 13:02
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