Banca de DEFESA: FABIO SILVA GOMES

DISCENTE : FABIO SILVA GOMES
DATA : 17/10/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/andreia-maria-pereira-de-oliveira

UM OLHAR SOCIOLÓGICO SOBRE A RELAÇÃO DE PROFESSORES COM MATERIAIS CURRICULARES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Relação professores e Material Curricular. Material Curricular. Material Curricular Educativo. Recontextualização.

A presente pesquisa tem como tema geral a análise da relação estabelecida entre professores que ensinam Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Materiais Curriculares (MC) utilizados na prática pedagógica. A partir disso, estruturamos quatro objetivos de investigação que, embora independentes, estão articulados em torno da compreensão da relação professor-MC na prática pedagógica realizada na EJA: (I) Sistematizar a produção científica nacional sobre a temática Materiais Curriculares (MC) de Matemática em artigos científicos indexados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior publicadas entre os anos de 2015 e 2021, considerando os aspectos estruturais da área de pesquisa como quantidade, distribuição espacial, temas, abordagens teóricas e metodológicas. (II) Analisar e caracterizar a dimensão interacional (DI) da prática pedagógica construída a partir da relação estabelecida entre professores e MC de Matemática que utilizam cotidianamente no delineamento de aulas na EJA, bem como compreender como fatores presentes nestes contextos e MC afetam o delineamento da prática pedagógica nesta dimensão. (III) Analisar e caracterizar a dimensão estrutural (DE) da prática pedagógica construída a partir da relação estabelecida entre professores e MC de Matemática que utilizam cotidianamente no delineamento de aulas na EJA, bem como compreender como fatores presentes nestes contextos e MC afetam o delineamento da prática pedagógica nesta dimensão. (IV)  Identificar os princípios subjacentes à recontextualização dos Materiais Curriculares Educativos (MCE) ao serem movidos para o contexto da EJA. Cada objetivo foi descrito e apresentado em um capítulo desta tese com metodologias e resultados específicos para cada um deles. Essa organização dos objetivos decorre da escolha pelo formato de escrita em multipaper. Os resultados apontam a carência de investigações sobre MC na Educação Infantil, na EJA e no Ensino Superior. Não foi identificado estudo correlacionando relações do professor e MC na EJA. Nesse sentido, é necessário exceder a investigação sobre aspectos estruturais e descritivos do MC, contemplando também a relação que professores e estudantes estabelecem com esses recursos. Percebemos variação do controle sobre as regras da DI, indicando uma prática pedagógica de enquadramentos não estáveis com tendências alternáveis. Dessa forma, o controle sobre o que estudar (seleção), a ordem como isso ocorre (sequenciamento) e o que se espera aprender (critérios avaliativos) esteve concentrado no professor (enquadramento forte). Já em relação as regras hierárquicas e ritmo as características da prática indicam uma tendência ao enfraquecimento do enquadramento, isso sugere que os professores respeitam os diferentes tempos de aprendizagem dos estudantes e privilegiam relações horizontais de comunicação. Os resultados indicaram que as transformações que ocorrem na DE da prática pedagógica realizada em sala de aula e as situações que promoveram a variação da classificação, definiam uma prática pedagógica caracterizada por espaços visivelmente demarcados entre sujeitos e discursos especializados. Essa prática identificada por classificação forte privilegia o trabalho individual, legitima os discursos fornecidos pelos professores, promove hierarquização entre conteúdos com preferência pelo discurso acadêmico e especialização do conteúdo matemático em relação a outros conteúdos. Os MC atuaram como elemento de apoio aos estudantes, porém não traziam subsídios aos professores para o delineamento da prática pedagógica na estruturação dos espaços. Entre os princípios subjacentes à recontextualizações de MCE ao serem movidos para EJA destacamos o texto do material, a vinculação da escolha a um encadeamento lógico entre conteúdos, a intenção de professores em legitimar uma metodologia de ensino diretiva, a heterogeneidade e especificidades dos estudantes dessa modalidade e a não consideração de professores às orientações do MCE. Os MCE aplicados não foram objetos prescritivos com mensagem estática, pelo contrário, foram submetidos a transformações para atender a complexidade do contexto.

Presidente - 2226324 - ANDREIA MARIA PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA