Banca de DEFESA: SUELÂNDIA MOREIRA FRANCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUELÂNDIA MOREIRA FRANCO
DATA : 02/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Link da sala : https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/denise-moura-de-jesus-guerra.
TÍTULO:

ATOS DE CURRÍCULO EMANCIPACIONISTAS MOBILIZADOS POR PROFESSORAS NA AMBIÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM ESCOLAS PÚBLICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Atos de Currículo Emancipacionistas, Alfabetização, Currículo, Formação.


PÁGINAS: 158
RESUMO:

Esta dissertação teve como objetivo compreender os Atos de Currículo Emancipacionistas mobilizados por professoras na ambiência da alfabetização de crianças em três escolas públicas localizadas no Vale do Jequiriçá/Bahia. A metodologia ancora-se na pesquisa qualitativa com inspirações na Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial, cuja singularidade está na escuta de suas colaboradoras (seis professoras alfabetizadoras) como teóricas das suas experiências cotidianas. Utilizamos como dispositivos a análise documental, observação participante, diário formacional e a entrevista semiestruturada para identificar como atos de currículo emancipacionistas são mobilizados por professoras alfabetizadoras, evidenciando como esses atos contribuem na mediação do processo de construção das aprendizagens docentes, a partir da escuta e observação sensível ao “ser-sendo”, pelo qual educadoras se constituem sujeitos curriculantes. Essa compreensão ecoperspectivada evidencia nos atos de currículo emancipacionistas um potente dispositivo de possibilidades formativas de saberes docentes e (re)ressignificador da organização do trabalho pedagógico, como aberturas para as trans-formações na ambiência da alfabetização. Desse modo, os atos de currículo emancipacionistas potencializam os sentidos e a autonomia das educadoras a autorizar-se com outros e outras que, ao questionar as bases instituintes, provocam, (re)criam e (re)organizam a ambiência e o fazer pedagógico, desjogando o jogo do que lhes são impostos, a partir de atitudes subversivas responsáveis e atitudes transgressoras, tensionando currículos pretensamente universalistas. Movimentos elucidativos de práxis curriculares que atravessam as práticas, saberes e conhecimentos da alfabetização, onde professoras implicadas com o fazer político e pedagógico da educação movimentam ações criativas, re-existentes e resilientes implicadas pelo sentimento de pertencimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4349430 - DENISE MOURA DE JESUS GUERRA
Interno - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Interna - 2228252 - GIOVANA CRISTINA ZEN
Externa à Instituição - MARIA CLÁUDIA SILVA DO CARMO - UEFS
Notícia cadastrada em: 02/10/2023 07:06
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