Banca de DEFESA: ANDERSON RIOS FONTES

DISCENTE : ANDERSON RIOS FONTES
DATA : 13/09/2023
LOCAL: AUDITÓRIO 1 DA FACED-UFBA

AS REDES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA DE MATA DE SÃO JOÃO-BA

Escola. Novas práticas pedagógicas. Redes sociais. Conteúdos digitais.

O debate sobre o uso das tecnologias como meio importante de divulgação e disseminação da cultura, do entretenimento, das pedagogias culturais e de aprendizagem vem ganhando força na sociedade. A inclusão das diversas redes sociais no processo de ensino-aprendizagem ainda é uma realidade desafiadora na escola pública. A presente tese teve como objetivo geral, O estudo teve como problema de pesquisa como e de que forma as redes sociais, com sua característica de socialização, proporcionam a otimização do processo de ensino-aprendizagem. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a integração das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem na Escola Valdete Seixas de Mata de São João-BA. Especificamente, buscou a) Identificar a forma como os professores incorporam o uso das redes sociais em suas abordagens pedagógicas; b) discutir as práticas pedagógicas empregadas durante a pandemia de COVID-19 que se beneficiaram do suporte das redes sociais; e c) avaliar se as redes sociais têm o potencial de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.. E para realizar essa pesquisa foi definida a metodologia qualitativa descritiva e analítica. Foram aplicados questionários e realizada observação com anotações em diário de campo dos professores da Escola Valdete Seixas no município de Mata de São João - Bahia.  Observou-se que o uso das redes sociais para a prática pedagógica foi intensificado com o advento da pandemia do Covid-19, em função da transição de aulas presenciais na escola para aulas na modalidade online, no ano de 2020 e, consequentemente, do uso de ambiente virtual de aprendizagem, onde se identificou a indicação de fontes de informação da internet, embora não tenham sido previstas nos planos de ensino. E diante das evidências é possível afirmar a construção e efetivação de novas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem.

Presidente - 3771359 - BARBARA COELHO NEVES
Interna - ***.617.305-** - MARIA COUTO CUNHA - UFBA
Externo ao Programa - 2361573 - PENILDON SILVA FILHO - UFBAExterno ao Programa - 2782478 - JAILSON ALVES DOS SANTOS - UFBAExterna à Instituição - ZENY DUARTE DE MIRANDA - UNIPORTO
Notícia cadastrada em: 12/09/2023 12:31