Banca de DEFESA: RAQUEL ALVES SOBRINHO

DISCENTE : RAQUEL ALVES SOBRINHO
DATA : 23/08/2023
LOCAL: AUDITÓRIO 1 DA FACED-UFBA

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMUNITÁRIO DE CAMAÇARI/BA: ASPECTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil. Políticas Públicas. Escolas Comunitárias. Inclusão Digital.

Esta tese é fruto de um estudo que teve como objetivo analisar como as políticas públicas de inclusão digital e de educação infantil viabilizam o uso das tecnologias digitais na gestão educacional de instituições de ensino comunitário, de educação infantil, do município de Camaçari/Ba. Para tanto, ancorado na pesquisa de abordagem social qualitativa, tendo como lócus de pesquisa 13 escolas creches comunitárias, sediadas no município de Camaçari, estado da Bahia, além da análise da legislação que trata da temática em questão, foram entrevistados 12 gestores e 13 coordenadores pedagógicos. Como resultado, a pesquisa revelou que as Escolas Creches Comunitárias investigadas têm buscado garantir o acesso à inclusão digital através da educação infantil mediante projetos financiados pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). As tecnologias disponíveis no contexto educacional das organizações sociais no que diz respeito à inclusão digital ainda não estão consolidadas com equidade de direitos e oportunidades, mesmo compreendendo o esforço das OSCs de educação infantil.

Presidente - 3771359 - BARBARA COELHO NEVES
Interna - 1418909 - MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA