Banca de DEFESA: EVERTON SANTOS PAIXÃO

DATA : 21/07/2023
LOCAL: Remoto, via google meet

NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UM DOCENTE EM (AN)DANÇA

Corpo. Dança. (Auto)biografia. Formação. Pós-crítico.

Esta dissertação circunscreve-se no rol dos estudos (Auto)biográficos ao oferecer discussões e reflexões sobre a história de vida do autor. A aposta nas narrativas de si se deu sob o aspecto de que a escrita (Auto)biográfica colabora como um método de pesquisa e formação do referido docente. Dessa maneira, este estudo parte da seguinte questão problema: Como venho me constituindo como sujeito professor de dança? e apresenta como objetivo geral: compreender a tessitura de sentidos e de tramas experienciais subjacentes aos modos pelos quais venho me constituindo como sujeito professor de dança. Além da (Auto)biografia, cataloga discussões de uma literatura de autores/as da dança que discutem Corpo, Formação de Professores/as, Teorias sobre Currículo e Educação, entre outros assuntos que lhe sejam pertinentes, articulando-se com os Estudos Pós-Críticos em Educação. Os diálogos intertéoricos da (Auto)biografia e dos Estudos Pós-Críticos se dão por compreender que estes últimos referenciais dedicam-se na invenção e construção dos seus métodos de pesquisa (PARAÍSO, 2004, 2012). Além disso, permitem articular procedimentos metodológicos promissores, éticos e conceitos (MAKNAMARA, 2018) em que o sujeito docente tem total abertura para fazer uso de um ethos e rigor científico e estilo próprio de escrita que ele considera pertinente as suas (an) danças enquanto corpo que dança (MAKNAMARA; PAIXÃO, 2022). Com isso, observa-se que a minha trajetória como professor intersecciona uma teia emaranhada de arranjos, composições e práticas dançantes vivenciadas desde as situações informais do contexto familiar, escolar e da igreja, assim como a partir de minha inserção universitária na Licenciatura em Dança da UESB. Assim, estes trânsitos institucionais conferidos pelo Projeto Político e Pedagógico do Curso de Dança da UESB me circunscreveu sob a tríade Artista-Pesquisador-Docente, estando a todo momento em negociação, tensionamento e conflito com discursos que carrego de outras experiências anteriores a graduação. Portanto, estes discursos continuam atravessando tanto a minha formação acadêmica continuada, bem como os contextos de atuação profissional em que venho exercendo as minhas atividades docentes.

Presidente - ***.606.043-** - MARLECIO MAKNAMARA DA SILVA CUNHA - UFAL
Interna - 1586194 - MARTA LICIA TELES BRITO DE JESUS
Externo ao Programa - 3139910 - THIAGO SANTOS DE ASSIS - UFBAExterno à Instituição - JOAKLEBIO ALVES DA SILVA - UFPB
Notícia cadastrada em: 20/07/2023 20:03