Banca de DEFESA: RAPHAEL DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAPHAEL DOS SANTOS
DATA : 13/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: através de plataforma virtual
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E PLANEJAMENTO DO TRABALHO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA À EXPERIÊNCIA DA QUARTA VERSÃO DA AÇÃO ESCOLA DA TERRA NA BAHIA - 2017 E 2018


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo, Formação continuada de professores, Planejamento do trabalho didático, Pedagogia histórico-crítica.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), articulada a pesquisa matricial da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC) o estudo tem como objeto de investigação a formação continuada de professores em educação do campo e o planejamento do trabalho didático com base na teoria pedagógica histórico crítica, em um contexto de reconstrução da política nacional de Educação do Campo e de enfretamento à privatização, padronização e controle ideológico na formação de professores e no trabalho didático em curso no país mediante a implementação das Resoluções do Conselho Nacional de Educação nº 2/2019 e nº 1/2020, que instituíram, respectivamente, a Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica, articulada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), denominadas de BNC-Formação e BNC-Formação Continuada. A partir do problema investigativo: Quais elementos caracterizam a realidade da formação continuada de professores em educação do campo, seus nexos, relações e contradições com o planejamento do trabalho didático desenvolvido em escolas do campo e as possibilidades de superação a partir da teoria pedagógica histórico-crítica? foram delimitadas as seguintes hipóteses: 1) A formação continuada de professores em educação do campo, baseada, contraditoriamente, nos mesmos fundamentos legais e teóricos que constitui a atual política de formação docente no país, de base neotecnicista, determina o planejamento do trabalho didático desenvolvido em escolas do campo; 2) Os conteúdos da quarta versão da Ação Escola da Terra - 2017 e 2018, sob a condução do LEPEL/GEPEC/UFBA, pela consistência e caráter contra-hegemônico que lhes caracterizam, possuem potencial para promoverem uma formação de professores do campo de caráter emancipatório; e, 3) As possibilidades de essência de superação das contradições no trabalho didático desenvolvido em escolas do campo, decorrentes dos fundamentos pedagógicos de base neotecnicista, imposta pela atual política de formação docente, estão localizadas no plano de ensino sistematizado pelos professores egressos da quarta versão da Ação Escola da Terra - 2017 e 2018.O objetivo geral da pesquisa: analisar a pertinência da realização de formação continuada em Educação do Campo, fundamentada na teoria pedagógica histórico-crítica, para a superação das contradições no trabalho didático planejado pelos professores egressos da quarta versão da Ação Escola da Terra - 2017 e 2018. Desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) caracterizar a realidade da formação continuada de professores em educação do campo, apontando nexos, relações e contradições com o planejamento do trabalho didático desenvolvido em escolas do campo; b) examinar a efetividade do curso de formação continuada em Educação do Campo desenvolvido pelo LEPEL/GEPEC/UFBA para a promoção de uma formação de professores do campo de caráter emancipatório; e, c) identificar nos planos de ensino sistematizados pelos professores egressos da quarta versão da Ação Escola da Terra - 2017 e 2018 elementos superadores das contradições no trabalho didático desenvolvido em escolas do campo. Para concretização dos objetivos propostos, o estudo foi desenvolvido a partir do referencial teórico materialista histórico-dialético e no processo de investigação foram utilizados procedimentos próprios da pesquisa bibliográfica e documental orientados pela técnica análise de conteúdo que compreende três fases: 1) pré-análise, 2) exploração do material e 3) tratamento dos resultados e interpretação. O trabalho didático planejado e desenvolvido pelos professores de escolas do campo,egressos da quarta versão (2017-2018) da Ação Escola da Terra, dos municípios baianos de Santa Bárbara, Santo Estevão e Teofilândia, constituíram o campo empírico da pesquisa e para coleta e análise dos dados foram realizadas entrevistas com os professores, além da consulta às fontes bibliográficas e documentais sobre Educação do Campo, pedagogia histórico-crítica, formação de professores e planejamento didático. A análise permitiu verificar que o conteúdo da formação inicial e continuada de professores, assim como o conteúdo escolar, na atualidade, são determinados pela BNCC, um documento capitaneado pelos reformadores empresariais da educação, de base neotecnicista, fundamentada na concepção produtivista de educação, sob a lógica da pedagogia das competências, que descaracteriza o papel do professor, reduz o trabalho educativo a um saber fazer circunstancial e substitui a formação teórica e acadêmica pela formação na e pela prática baseada em competências profissionais. Além disso, a investigação evidenciou que os conteúdos do curso de formação continuada em Educação do Campo, na implementação da quarta versão da Ação Escola da Terra, conduzido pela pelo LEPEL/GEPEC/UFBA, a partir dos seguintes elementos: compreensão dos fenômenos constitutivos da realidade em sua expressão atual, seu desenvolvimento histórico e seus fundamentos e o domínio das teorias educacionais, das áreas do conhecimento e das questões didático-curriculares, são essenciais para a promoção de uma formação docente consistente e para o desenvolvimento de um trabalho didático comprometido com a emancipação humana e com o projeto histórico defendido pela classe trabalhadora do campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.730.294-** - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL - UFBA
Externo à Instituição - CLAUDIO EDUARDO FELIX DOS SANTOS
Externo à Instituição - LUIZ BEZERRA NETO - UFSCAR
Interna - ***.617.305-** - MARIA COUTO CUNHA - UFBA
Externa ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO - null
Notícia cadastrada em: 12/07/2023 13:24
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