Banca de DEFESA: AILTON COTRIM PRATES

DISCENTE : AILTON COTRIM PRATES
DATA : 14/07/2023
LOCAL: Plataforma Virtual

Ensino crítico-superador do esporte; Trato com o conhecimento esporte; Atividade de estudo e o ensino crítico-superador do esporte; Cultura corporal e o ensino do esporte.

A tese tem como objeto o ensino do conhecimento esporte na educação básica na perspectiva do ensino crítico-superador da educação física e como títuloTrato com o conhecimento esporte e a teoria da atividade de estudo: possibilidades de desenvolvimento do ensino crítico-superador na educação física. Éuma pesquisa do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia e se insere no âmbito da pesquisa matricial do grupo Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer. O método de pesquisa é o materialismo histórico-dialético e a técnica de pesquisa é teórico-conceitual, a partir de uma revisão bibliográfica. Partimos das questões problematizadoras: quais as aproximações entre a perspectiva teórico-metodológica crítico-superadora da educação física, a pedagogia histórico-crítica, e a psicologia histórico-cultural que possibilitem o seu desenvolvimento, em relação ao trato com o conhecimento, perspectivando avançar na seleção, organização e sistematização e organização do conhecimento esporte?; e, como tratar o conhecimento esporte (selecionar, organizar e sistematizar) considerando as categorias princípios curriculares, de seleção e metodológicos, e ciclos de escolarização, articulando-as com a teoria da atividade de estudo, em especial a modelagem, na Educação Básica, tendo em vista o desenvolvimento omnilateral? O nosso problema de pesquisa foi Quais as possibilidades de trato com o conhecimento esporte (seleção, organização e sistematização) na educação física escolar a partir do ensino crítico-superador, articulada com a teoria da atividade de estudo, na perspectiva do desenvolvimento humano omnilateral? Nossos objetivos foram: Geral: Apreender o desenvolvimento dos pressupostos teórico-metodológicos para o trato com o conhecimento esporte (seleção, organização e sistematização) no ensino crítico-superador, fazendo uma primeira aproximação com a teoria da atividade de estudo, que contribua para a promoção do desenvolvimento humano omnilateral; os objetivos específicos foram: 1. Recuperar os elementos centrais da categoria trato com o conhecimento no ensino crítico-superador e sua relação com as categorias princípios curriculares para o trato com o conhecimento e ciclos de escolarização no ensino crítico-superador; 2. Estabelecer as relações entre a periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico com o trato com o conhecimento esporte no Ensino Médio da Educação Básica; 3. Idenficar os elementos centrais da teoria da atividade de estudo, articulando-a com o trato com o conhecimenoto esporte no Ensino Médio da Educação Básica. Nossa hipótese, confirmada, é a de que as formulações da teoria da atividade de estudo podem contribuir com o desenvolvimento teórico do ensino crítico-superador do esporte no Ensino Médio, para que possamos selecionar, organizar e sistematizar o conhecimento esporte, articulando com os conhecimentos da didática histórico-crítica, da periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico, no sentido de orientar as tarefas de estudos necessárias ao desenvolvimento da atividade de estudo, objetivando o desenvolvimento do pensamento teórico, em alunos e alunas do Ensino Médio da Educação Básica.

Presidente - ***.730.294-** - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL - UFBA
Externo à Instituição - DAVID ROMÃO TEIXEIRA - UFRB
Externa à Instituição - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE - UFAL
Externa à Instituição - KATIA OLIVER DE SA - UCSal