Banca de DEFESA: AMANDA SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA SANTOS SILVA
DATA : 04/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Faculdade de Educação - Auditório 1
TÍTULO:

 

 A ESCRITA COMO PRÁTICA SOCIAL DE LINGUAGEM: ENSINO E CONCEPÇÕES DOCENTES NO CURSO DE AGROECOLOGIA DO IFBA 


PALAVRAS-CHAVES:

Produção textual na educação básica; Sociointeracionismo; Prática pedagógica. 


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Este trabalho, intitulado de A escrita como prática social de linguagem: Ensino e concepções docentes no curso de Agroecologia do IFBA, tem como principal objetivo a ampliação das discussões sobre o ensino da produção textual no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia no curso integrado de Agroecologia, a partir das concepções teóricas, vivências e práticas dos professores da instituição. A partir da perspectiva sociointeracionista de linguagem, analisou-se de que forma os dados coletados aproximavam-se ou não das discussões interacionistas atreladas aos documentos oficiais de educação (LDB, PCN e BNCC), assim como do próprio Programa Político Curricular (PPC) do curso de Agroecologia do IFBA. Para tanto, optou-se por uma pesquisa qualitativa pelos métodos questionário e entrevista semiestruturada para ouvir as professoras da instituição atuantes no curso sobre quais direcionamentos teóricos e práticos subjazem as próprias discussões e atividades de produção textual em sala de aula. A análise dos dados coletados deu-se pela Análise do Discurso, priorizando uma reflexão empática, sensível e relacionada às escolhas do sujeito professor dentro dos processos sociais no ambiente escolar. Dessa forma, foram escolhidos linguistas e pesquisadores que discutem a língua, mais precisamente a escrita, como atividade de interação social, para nortear as etapas de pesquisa e possibilitar uma análise coerente com o proposto pelos objetivos. Entre estes: ANTUNES, 2003; BRONCKART, 1999; BAKTHIN, 1982, 2000; CAMPS, 2006; GERALDI, 1998; KOCH, 2006, 2007; KOCH; ELIAS, 2010; MARCUSCHI, 2001, 2008; ORLANDI, 1996; e VAL, 2016 foram fundamentais na compreensão da escrita relacionada ao ensino de língua portuguesa, às mudanças nas concepções de língua ao longo das décadas, os estudos de gêneros do discurso, as práticas socias e linguísticas e outras discussões que se desdobraram. A partir desta base teórica, percebeu-se docentes conscientes de uma escrita socialmente situada e com práticas voltadas a um ensino interacionista da língua, mas ainda com muitas dificuldades em construir uma prática efetiva pelas dificuldades do programa em relação à carga-horarária, ao ensino integrado de Língua Portuguesa, às questões socioeconômicas e outros pormenores que ainda invibializam uma escrita escolar como preparo para as diversas situações comunicativas socialmente construídas no espaço IFBA, no curso de Agroecologia. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2564667 - GISELLY LIMA DE MORAES
Interna - ***.639.695-** - MARY DE ANDRADE ARAPIRACA - UFBA
Externa à Instituição - LICIA MARIA FREIRE BELTRAO - UFBA
Notícia cadastrada em: 27/06/2023 08:57
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