Banca de DEFESA: ROSIETE COSTA DE SOUSA

DATA : 29/06/2023
LOCAL: FACED UFBA PRESENCIAL

CURRÍCULO E FORMAÇÃO NO TIMOR-LESTE

E O DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE ESCOLA E UMA-LULIK:

UM ESTUDO DE BASE ETNOMETODOLÓGICA

Palavras-chave: Etnopesquisa. Uma-lulik. Etnometodologia. Formação. Atos de currículo.

Esta tese apresenta uma etnopesquisa implicada e propositiva que teve como centralidade investigar o diálogo possível entre a escola timorense e uma-lulik em termos de currículo e formação.   De perspectiva multirreferencial e base etnometodológica, seus aportes teóricos estão pautados nos referenciais da etnometodologia, da dialogia e da abordagem auto-heterobiográfica, com contribuições de Paulo Freire, das epistemologias do Sul e, principalmente, nas elaborações da Teoria Etnoconstitutiva de Currículo de Roberto Sidnei Macedo. Foi realizado um trabalho de campo em Timor-Leste no qual foram produzidas as experiências que são interpretadas nesta tese, com vistas a responder a seguinte questão: o que podem produzir em termos de currículo e formação os referenciais da etnometodologia, da dialogia e da auto-heterobiografia, instituintes dos observatórios etnoformadores, no âmbito da educação escolar timorense, nos diálogos possíveis com a uma-lulik?  Como resultado do estudo, são apresentadas compreensões propositivas de um movimento instituinte de currículo e formação, partindo-se de com-versações curriculantes numa perspectiva etnoconstitutiva, socioconstrucionista e descolonizadora, com o que queremos contribuir para o engajamento, de modo mais intenso, da escola de Timor-Leste na luta por justiça social e cognitiva.

Presidente - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Interna - 4349430 - DENISE MOURA DE JESUS GUERRA