Banca de DEFESA: MARIA DAS GRAÇAS PÔRTO PIRES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DAS GRAÇAS PÔRTO PIRES
DATA : 16/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: plataforma virtual
TÍTULO:

OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E CONTEXTOS DE NÃO SABERES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA


PALAVRAS-CHAVES:

Não Saber. Língua Portuguesa. Sentidos Atribuídos. Ação reflexiva. Prática Docente.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

Esta tese tem como objetivo geral compreender os sentidos atribuídos pelos professores de Língua Portuguesa, sem formação específica, ao reconhecimento dos não saberes e como esse reconhecimento promoveu ação reflexiva nos processos formativos de modo a impactar na atuação docente. Sendo assim, foram elencados três objetivos específicos: conhecer os sentidos atribuídos pelos professores de Língua Portuguesa, sem formação específica, ao reconhecimento dos não saberes; analisar como o reconhecimento dos não saberes promoveu ação reflexiva nos processos formativos; analisar os impactos do reconhecimento dos não saberes e da ação reflexiva na atuação docente. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa de caráter fenomenológica, de abordagem qualitativa, exploratória, definida como pesquisa-formação. Para construção dos dados foram utilizadas as narrativas produzidas nos Ateliês Biográficos de Projetos (ABP) realizados em 2018 e no reencontro, realizado em janeiro de 2022, tendo a participação de três professores atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itapetinga, que trabalham ou trabalharam com a disciplina de Língua Portuguesa e não possuíam a formação específica na área de Letras. Os dados foram descritos e organizados em categorias, com vistas a propiciar a compreensão do todo, a partir da técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). A pesquisa revelou que o não saber caminhava lado a lado no trabalho pedagógico dos professores, sempre fazendo um diálogo com o saber. A reflexão sobre o reconhecimento dos não saberes fizerem reverberar discursos sobre ensinar uma disciplina sem formação específica, revelando que o saber de um professor não reside somente em saber aplicar o conhecimento teórico ou científico, mas saber reconhecer o que não sabe, para ressignificar sua prática e ser capaz de mudar. O sentido dado ao reconhecimento relacionou com a compreensão do autoconhecimento e percebemos que os não saberes são saberes construídos no âmbito da experiência profissional, no contexto do trabalho docente, com uma potência capaz de carregar a beleza do saber. Assim, através das narrativas dos/as docentes foi possível concentrar os sentidos e significados dos não saberes em dois grandes aspectos: a positividade e a negatividade da docência na LP. Face ao exposto, constatamos a importância de se estabelecer um ofício feito de saberes, pois é a partir daí que se construirá um professor crítico e reflexivo em relação ao seu saber-ensinar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.335.185-** - LUCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE - UFRB
Interna - 2228252 - GIOVANA CRISTINA ZEN
Externa à Instituição - ROSELANE DUARTE FERRAZ - UESB
Externa à Instituição - RITA DE CASSIA SOUZA NASCIMENTO FERRAZ - UESB
Externa à Instituição - ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA - UESB
Externa à Instituição - EDITE MARQUES DE MOURA - UFPE
Notícia cadastrada em: 15/06/2023 09:14
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