OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E CONTEXTOS DE NÃO SABERES: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Não Saber. Língua Portuguesa. Sentidos Atribuídos. Ação reflexiva. Prática Docente.
Esta tese tem como objetivo geral compreender os sentidos atribuídos pelos professores de Língua Portuguesa, sem formação específica, ao reconhecimento dos não saberes e como esse reconhecimento promoveu ação reflexiva nos processos formativos de modo a impactar na atuação docente. Sendo assim, foram elencados três objetivos específicos: conhecer os sentidos atribuídos pelos professores de Língua Portuguesa, sem formação específica, ao reconhecimento dos não saberes; analisar como o reconhecimento dos não saberes promoveu ação reflexiva nos processos formativos; analisar os impactos do reconhecimento dos não saberes e da ação reflexiva na atuação docente. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa de caráter fenomenológica, de abordagem qualitativa, exploratória, definida como pesquisa-formação. Para construção dos dados foram utilizadas as narrativas produzidas nos Ateliês Biográficos de Projetos (ABP) realizados em 2018 e no reencontro, realizado em janeiro de 2022, tendo a participação de três professores atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Itapetinga, que trabalham ou trabalharam com a disciplina de Língua Portuguesa e não possuíam a formação específica na área de Letras. Os dados foram descritos e organizados em categorias, com vistas a propiciar a compreensão do todo, a partir da técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). A pesquisa revelou que o não saber caminhava lado a lado no trabalho pedagógico dos professores, sempre fazendo um diálogo com o saber. A reflexão sobre o reconhecimento dos não saberes fizerem reverberar discursos sobre ensinar uma disciplina sem formação específica, revelando que o saber de um professor não reside somente em saber aplicar o conhecimento teórico ou científico, mas saber reconhecer o que não sabe, para ressignificar sua prática e ser capaz de mudar. O sentido dado ao reconhecimento relacionou com a compreensão do autoconhecimento e percebemos que os não saberes são saberes construídos no âmbito da experiência profissional, no contexto do trabalho docente, com uma potência capaz de carregar a beleza do saber. Assim, através das narrativas dos/as docentes foi possível concentrar os sentidos e significados dos não saberes em dois grandes aspectos: a positividade e a negatividade da docência na LP. Face ao exposto, constatamos a importância de se estabelecer um ofício feito de saberes, pois é a partir daí que se construirá um professor crítico e reflexivo em relação ao seu saber-ensinar.