Banca de DEFESA: RAFAEL ALBERTO GONZALEZ GONZALEZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL ALBERTO GONZALEZ GONZALEZ
DATA : 16/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/ufba/gecfaced
TÍTULO:

Smart education: Relações de saber-poder no contexto do capitalismo contemporâneo


PALAVRAS-CHAVES:

smart education, tecnologias inteligentes, educação, capitalismo contemporâneo.


PÁGINAS: 233
RESUMO:

O tempo histórico em curso é caracterizado por um profundo e permanente estado de transformação. O capitalismo secular adquire novas dinâmicas a partir da revolução digital, dos processos de globalização que têm caracterizado as últimas décadas e das mudanças correlatas delineadas em um sistema-mundo invadido por uma densa rede de iniciativas sociotécnicas, de tecnologias, objetos, sistemas, etc., que trazem consigo a marca do smart (como as smart cities, os smart homes, os smartphones, os smart TV, etc.). Nesse contexto, a educação inteligente emerge como expressão dos processos de smartificação que se desenvolvem em escala global, possibilitando a montagem de um conjunto de peças transeducativas que desempenham um papel estratégico na constituição do sistema-mundo capitalista e na agenda educacional correspondente, configurada, a partir das possibilidades delineadas pelo smart. Dessa forma, a presente tese procurou compreender as relações de saber-poder que permeiam a educação inteligente, apostando em uma hermenêutica desse domínio a partir dos fenômenos tecno-pedagógicos, trans-educativos, que ocorrem no curso do capitalismo contemporâneo. Para isso, optou-se pelo desenho de um dispositivo teórico-metodológico ajustado aos preceitos da pesquisa qualitativa, por meio de um diálogo de saberes que remete à multirreferencialidade, à genealogia foucaultiana, ao campo interpretativo, à análise crítica do discurso, que, em conjunto, contribuíram para examinar um corpus documental de 224 artigos científico-educativos que, selecionados das bases de dados
ERIC, IEEE-Explore e Web of Science, compõem a matéria-prima da presente tese. O curso da pesquisa levou à identificação de quatro unidades de trabalho (categorias) que expressam as relações de saber-poder que objetivam a educação inteligente, e que, para fins analíticos subsequentes, foram sintetizadas nos capítulos da tese relacionados a: 1. El ecossistema smart; 2. El dispositivo técnico smart; 3. El dispositivo pedagógico smart; e 4. La tecno-política de lo smart. Diante disso, emergiram um conjunto de relações que, no que diz respeito ao ecossistema inteligente, permitiram identificar a rede de universidades, governos e/ou empresas que adotaram (em nível global) a rota educacional correspondente à educação inteligente, enquanto os aspectos tecno-pedagógicos permitiram determinar a importância das tecnologias cognitivas, da inteligência artificial, do big data, da computação em nuvem, do IoT (entre outras tecnologias) na constituição do dispositivo técnico inteligente, ao passo que
a personalização dos processos educacionais se destacou como o eixo central ao explorar as possibilidades, o dispositivo pedagógico, que traz consigo a marca do smart. A dimensão tecno-política desse domínio revelou a economia do poder que molda o dispositivo smart e as dimensões totalizante e global(izante) correlatas que operam como o pano de fundo da aposta
tecno-educativa denominada smart education.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1418909 - MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA
Interno - 287526 - NELSON DE LUCA PRETTO
Externa à Instituição - MARIONA GRANÉ I ORÓ - UNIBARCELONA
Externo à Instituição - GABRIEL FRANCISCO CEVALLOS MARTINEZ
Externa à Instituição - SILVINA CARMEN CASABLANCAS
Notícia cadastrada em: 09/06/2023 13:53
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