Banca de DEFESA: ÉLIDA CRISTINA DA SILVA DE LIMA SANTOS

DISCENTE : ÉLIDA CRISTINA DA SILVA DE LIMA SANTOS
DATA : 26/05/2023
LOCAL: Defesa através de Conferência WEB

A ARTICULAÇÃO ENTRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SALVADOR – BAHIA

Atendimento Educacional Especializado. Educação Infantil. Transtorno do Espectro autista. Inclusão Escolar.

Esta tese teve como objetivo geral problematizar a articulação entre o AEE e a Educação Infantil e suas implicações para a inclusão educacional de crianças com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso e para coleta de dados foram realizadas entrevistas com quinze profissionais de educação, sendo eles: coordenadores, gestores, professores de AEE e de educação infantil de quatro escolas municipais que possuíam crianças com TEA matriculadas na Educação Infantil e que contam com o suporte do atendimento educacional especializado. A concepção teórica que norteia este estudo é a abordagem histórico-cultural de Vigotski. A análise e discussão dos dados foram organizados a partir da técnica de análise de conteúdo, resultando em quatro categorias, a saber: 1. Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para crianças com TEA. 2. Entraves para articulação entre o AEE e a Educação Infantil. 3. Ideias para favorecer a articulação entre Atendimento Educacional Especializado e a Educação Infantil. 4. O Atendimento Educacional Especializado e a inclusão de crianças com TEA durante a pandemia. Os resultados mostraram que, apesar da compreensão de que é necessária uma articulação entre os professores de AEE e os professores de EI e dos esforços envidados pelos profissionais para que a interação aconteça, a articulação ainda ocorre de forma frágil, dependendo da boa vontade dos professores, visto que ainda não foi possível perceber, nas realidades investigadas, uma institucionalização dessa articulação no PPP das instituições e da garantia de espaços e tempos para que articulação aconteça de forma sistematizada, conforme orientam os teóricos da área. Contudo, foi possível verificar indícios de mudança nas sugestões dadas pelos profissionais entrevistados para que a articulação aconteça, como ter um tempo maior de planejamento, institucionalizar encontros quinzenais para que os professores conheçam o trabalho desenvolvido no AEE. Outra sugestão foi a criação de um plantão pedagógico para que os professores do AEE e os das turmas de EI se encontrassem para discussão dos casos, planejamento, orientações e construção de recursos. Na pesquisa, apareceu, ainda como sugestão, a possibilidade de aproveitar os aprendizados e experiências do período remoto no que se refere ao uso das tecnologias como uma forma de favorecer os encontros coletivos de reflexão, formação e planejamento. Entende-se, nesta investigação, que não existe uma receita pronta que consiga resolver de forma única todos os entraves que existem nas escolas que fragilizam ou impedem a articulação entre os professores de AEE e de EI, entretanto, a articulação precisa ser institucionalizada tanto por parte da SMED, como nas próprias unidades escolares, através do PPP e demais documentos que norteiam as ações desenvolvidas, com a viabilização de ações que favoreçam essa articulação. Assim, após essa institucionalização, cada escola poderá pensar, de maneira coletiva, em formas que melhor atendam às suas especificidades e promovam uma atuação articulada para inclusão de crianças com TEA.

Interna - 1853904 - MARLENE OLIVEIRA DOS SANTOS
Presidente - ***.731.595-** - MIGUEL ANGEL GARCIA BORDAS - UFBA
Externa à Instituição - MIRALVA DOS SANTOS SILVA
Externa à Instituição - NELMA DE CASSIA SILVA SANDES GALVAO - UFRB