Banca de DEFESA: CARLA AZEVEDO DE ARAGÃO

DISCENTE : CARLA AZEVEDO DE ARAGÃO
DATA : 25/05/2023
LOCAL: FACED e Conferencia Web: https://conferenciaweb.rnp.br/ufba/gecfaced

Educação Política na escola: o caminho do monitoramento participativo mediado pela tecnologia cívica digital

Educação Política. Educação Cidadã. Monitoramento Participativo. Participação. Tecnologias Cívicas. Auditoria Cívica.

A grave crise democrática pela qual o Brasil tem passado reforça o quão acirrada encontra-se a disputa pelo significado da democracia e pela formação de uma nova gramática social desde o processo de redemocratização; também sinaliza a necessidade da ampliação de esforços para o aprofundamento e aperfeiçoamento do regime. Há um consenso de que a educação para cidadania, prevista na Constituição Federal de 1988 (art. 205), é um caminho para formação de sujeitos de direitos, críticos, participativos e políticos; e que a escola é um locus potente para o exercício da cidadania e da participação política. Neste sentido, esta pesquisa volta seu olhar para projetos que buscam contribuir com a formação cidadã no contexto escolar por meio do monitoramento participativo, mediado por tecnologia cívica digital, envolvendo a participação de estudantes e professores em ações de controle social. Desenvolvidos em âmbitos federal, estadual e municipal, esses projetos têm sido apontados como inovações tecno-cívicas do ponto de vista da gestão pública e vêm sendo implementados por órgãos de accountability horizontal em diversas escolas. O Projeto Controladoria na Escola, realizado pela Controladoria-Geral do Distrito Federal, entre 2016 e 2018, é uma dessas experiências e chegou a mais de 100 unidades, com a adoção de uma metodologia chamada de Auditoria Cívica Escolar, mediada pela plataforma Monitorando a Cidade, tecnologia cívica desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Nosso objetivo é compreender como a Auditoria Cívica Escolar (ACE), mediada por tecnologia cívica digital, se configura como uma iniciativa de Educação Política e em que medida contribui com processos de formação cidadã e participação social. Adotamos uma abordagem metodológica qualitativa de estudo de caso. A constituição da base de dados se deu por meio da revisão bibliográfica, aliada a métodos mistos, que combinaram pesquisas em fontes documentais, entrevistas semiestruturadas e grupos focais on-line. A Análise Textual Discursiva (ATD) foi adotada para interpretação dos dados produzidos e o software livre IraMuTeQ foi utilizado como estratégia de organização destes dados. Desenvolvemos a tese de que a metodologia da ACE se configura como uma experiência seminal de Educação Política, baseada no monitoramento participativo gamificado. Como resultado, identificamos que a metodologia promove práticas que têm em comum o fortalecimento da cidadania por meio de processos educativos e participativos, sustentados pelos pilares sensibilização-conteúdo-ação, estimulando, entre os estudantes, sentimento de maior pertencimento à escola e de confiança nas instituições democráticas. Observamos que a ACE gera engajamento cívico com alto grau de resolubilidade, a partir de três etapas: o monitoramento participativo na escola; a produção de dados a partir dos resultados do monitoramento; e a construção coletiva de soluções para os problemas detectados com realização de ações de intervenção. O estudo evidenciou que a tecnologia cívica, apesar de ser reconhecida como um elemento mobilizador e estratégico, teve seu papel reduzido ao de instrumento de coleta de dados. Constatamos que a aplicação da metodologia se deu através de um modelo top-down, em que o papel do planejamento, implantação e análise dos dados está centralizado na CGDF. Por fim, destacamos que o protagonismo do órgão de controle (CGDF) no projeto confere legitimidade e confiabilidade à proposta, mas também centralização em sua execução.

Presidente - 287526 - NELSON DE LUCA PRETTO
Interno - 288036 - AUGUSTO CESAR RIOS LEIRO