BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E O TRATO COM OS CONHECIMENTOS DA CULTURA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Contribuições da abordagem crítico superadora para o processo de ensino e aprendizagem.
Abordagem Crítico-superadora. Educação Infantil. Trato com o conhecimento. Cultura Corporal.
A presente dissertação objetiva sistematizar as contribuições teórico-metodológicas propostas pela recente produção científica que versam sobre a organização do ensino da Educação Física, na Educação Infantil, a partir da unidade teórico-metodológica entre a pedagogia histórico-critica, a psicologia histórico-cultural e a abordagem crítico-superadora, para demonstrar, de um lado, o rebaixamento do ensino nesta primeira etapa da educação advindo da BNCC e, do outro, as importantes contribuições que o componente curricular Educação Física pode oferecer a partir do ensino da cultura corporal na Educação Infantil. Nosso objeto de estudo, portanto, são as possibilidades teórico-metodológicas de desenvolver o trato com o conhecimento da Cultura Corporal, na educação infantil, para além da proposta da BNCC. Para isso, utilizamos como base explicativa o materialismo histórico-dialético a partir das categorias: Contradição - Conteúdo e a Forma. Nossas fontes empíricas são as obras que tomam como referência teórico-metodológica a teoria histórico-cultural; e Teses e Dissertações produzidas na REDE LEPEL, Bahia, que trataram especificamente do nosso objeto de estudo. Tendo em vista contribuir com o debate teórico-metodológico sobre o ensino da cultura corporal na educação infantil, superando os limites colocados pela BNCC, e instrumentalizar o professor (a) na sua realidade concreta, foi necessário, também, reunir os avanços sistematizados por produções que tem como base a Abordagem Crítico-Superadora. Como resultado, apontamos que o sistema conceitual e metodológico oriundo da unidade teórico-metodológica entre a pedagogia histórico-critica, a psicologia histórico-cultural e a abordagem crítico-superadora nos permitem avançar em um tipo de organização de ensino da Educação Física na Educação Infantil contra- hegemônico, porque esta unidade propõe diretrizes curriculares-pedagógicas-didáticas que superam por incorporação as diretrizes curriculares-pedagógicas-curriculares da BNCC, tanto na concepção de desenvolvimento e infância, quanto no trato com o conhecimento da cultura corporal, pois os seus conteúdos levam as significações históricas (os signos sociais), o ensino para o desenvolvimento das funções psíquicas, objetivando o vir a ser da criança, com ações de aprendizagem que organizam as informações do mundo objetivo. Sendo assim, concluímos que o ensino da Abordagem Crítico-Superadora junto com as contribuições Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-critica, pois, o ciclo escolarização que representa a Educação Infantil, identificação dos dados da realidade, demanda que o profissional de Educação Física se aproprie de fundamentos psicológicos, para conhecer a lógica interna do psiquismo do período da educação infantil, para assim organizar e selecionar um planejamento dentro das possibilidades cognitivas, desde o ensino com os bebês. Neste sentido, o planejamento deve estar alinhado juntamente com a periodização do desenvolvimento e os Fundamentos da Teoria da educação Histórico-Critica e a Abordagem Crítica-Superadora que, por sua vez, defende os conteúdos da Cultura Corporal a partir da teoria da atividade.