Banca de DEFESA: LUCIMARA ALVES DE ARAÚJO SILVA

DISCENTE : LUCIMARA ALVES DE ARAÚJO SILVA
DATA : 24/04/2023
LOCAL: Sala virtual

Mulheres e alfabetização: um estudo sobre a Educação de Jovens e Adultos no Município de Simões Filho-BA no contexto da pandemia

Educação de Jovens e Adultos; Alfabetização; Mulheres; Rede Municipal de Educação de Simões Filho-BA; Pandemia COVID-19

O processo de alfabetização é um momento único na vida das pessoas, especialmente para aquelas que não tiveram oportunidade durante a infância e a adolescência, chegando à idade adulta sem saber ler e escrever. Ao longo da história, as mulheres foram duramente reprimidas e lutaram para conseguir firmar seu lugar na sociedade haja vista todas as discriminações sofridas e que se perpetuam, em algumas ocasiões, de formas mais sutis na atualidade. Ainda há muitos caminhos a serem percorridos para que sejamos respeitadas e reconhecidas na sociedade. Estudar a realidade e os desafios vivenciados pelas mulheres em processo de alfabetização motivam a presente pesquisa. Em específico, a presente proposta de trabalho constitui-se em um estudo sobre o processo de alfabetização de mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Simões Filho (BA), considerando o contexto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS CoV-2). Frente ao contexto apresentado, a dissertação tem como objetivo geral analisar os processos de alfabetização de mulheres na Educação de Jovens e Adultos da rede de ensino de Simões Filho-BA, no contexto da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV). E como objetivos específicos: a) contextualizar o ensino remoto a partir das políticas públicas da EJA da rede municipal de Simões Filho-BA, no que se refere à garantia da alfabetização na perspectiva do letramento durante a pandemia; b) identificar o perfil das estudantes da EJA da rede municipal de Simões Filho-BA, considerando os recortes de gênero, raça e classe social e suas consequências no processo de alfabetização na perspectiva do letramento; e c) averiguar as dificuldades vivenciadas pelas mulheres em processo de alfabetização na perspectiva do letramento na EJA, no município de Simões Filho-BA, considerando o contexto da pandemia. A pandemia trouxe muitos desafios para os educadores, os quais tiveram que se reinventar para suprir as carências educacionais agravadas pelos dois anos de crise sanitária. As consequências estão presentes até hoje no retorno às aulas presenciais: ausência de alunos, baixa frequência e aumento das dificuldades de aprendizagem em relação à leitura e à escrita. O exame dos documentos sobre o ensino, no período da pandemia, conduziu à análise de que o ensino remoto na EJA não considerou as especificidades da modalidade de educação de jovens e adultos, considerando que nem sequer o município se preocupou em ter uma orientação específica para EJA. As narrativas revelam essas consequências, ilustrando o quanto esse período, devido ao contexto sociopolítico do país, foi momento de ampliação das desigualdades de raça, gênero e classe social. Como sugestões, destacamos a importância de se desenvolver as atividades pedagógicas da EJA pautadas nos princípios freirianos, potencializando as especificidades da educação de jovens e adultos para tornar o processo de alfabetização, de fato, significativo e transformador.

Presidente - 2277317 - GILVANICE BARBOSA DA SILVA MUSIAL
Externa ao Programa - 1565055 - SANDRA MARIA MARINHO SIQUEIRA - UFBAExterna à Instituição - MARIA CLARISSE VIEIRA
Externa à Instituição - MARIA HERMÍNIA LAGE FERNANDES LAFFIN
Notícia cadastrada em: 18/04/2023 07:38