Banca de DEFESA: CLAUDIO DOS SANTOS COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIO DOS SANTOS COSTA
DATA : 20/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Virtual
TÍTULO:

O CONTEÚDO GINÁSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REALIDADE E POSSIBILIDADES DE AVANÇOS A PARTIR DE FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Física. Conteúdo Ginástica. Contradições da BNCC. Contradições das DCEs de Educação Física.


PÁGINAS: 162
RESUMO:

Ao problematizar sobre o trato do ensino do conteúdo Ginástica na Abordagem Crítico-Superadora, frente às contradições das políticas educacionais vigentes no Brasil, nos colocamos na condição de assumir subjetivamente e objetivamente uma análise da realidade concreta do que vem sendo apontado pelas políticas de Educação Física tratadas nas Diretrizes Curriculares Estaduais da Região Nordeste do Brasil no contexto do modo de produção e reprodução do capital que se expressa na luta de interesses antagônicos entre as classes fundamentais da formação social e econômica capitalista, que tende a se acirrar na conjuntura atual de crise estrutural mundial do capital. Considerando as determinações do neoliberalismo na política educacional brasileira e os limites impostos à realidade do ensino do conteúdo Ginástica nas séries iniciais do ensino fundamental a partir da BNCC, frente as contribuições de fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem crítico Superadora, qual a realidade e contradições deste conteúdo nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Física da Região Nordeste do Brasil e que indicadores  de possibilidades de avanços podem ser considerados para a superação?

Para subsidiar metodologicamente a investigação e análise dos documentos levantados (Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Física), tomamos como referência, a partir dos estudos da autora Laurence Bardin, a análise de conteúdo, ou seja, um grupo de instrumentos metodológicos que aperfeiçoa onde é possível se aplicar “discursos” que se oscila entre dois pólos, a análise de conteúdo do rigor da objetividade e da fecundidade da subjetividade. (BARDIN, 2016, p. 15) Entenderemos aqui de forma objetiva, que a análise documental é uma operação ou um conjunto de operações que tem como objetivo representar o conteúdo de um documento sob forma diferente da original facilitando estudo ulterior, facilitando a sua consulta e a sua referenciação.

Compreender e explicar a realidade concreta sobre o conteúdo ginástica no ensino fundamental frente aos limites e possibilidades da BNCC e das Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Física da região Nordeste do Brasil nos exigiu o alicerce em um referencial teórico crítico materialista histórico e dialético, a fim de não cairmos na mera descrição dos dados coletados ou na construção de idealizações sobre o processo de ensino do conteúdo ginástica no chão da escola. Para isso, elegemos nesta pesquisa as seguintes categorias metodológicas: par dialético Realidade/possibilidades, contradições, totalidade concreta, e, para desenvolver tais categorias metodológicas, diante dos apontamentos do conteúdo ginástica posto na BNCC e nas Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Física, buscamos o caminho traçado na pesquisa de mestrado de Alves (2017) e nos estudos de Cheptulin (1982) e Kosik (1976).

 Nesse sentido, ao levantar os documentos (Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Física) em seu estado bruto e primário, convertemos eles para seu estado secundário, onde, de forma sintética compusemos resumos e indexação que permitiram a composição de uma classificação em palavras-chave. Nesse sentido, cabe esclarecer que a operação intelectual, que possibilitou o recorte da informação, a divisão em categorias e a representação sob forma condensada por indexação na análise documental seguiram os mesmos processos na análise de conteúdo, mas, cabe destacar as suas diferenças no processo de análise no entorno do objeto que propomos estudar: Neste sentido, os procedimentos adotados na investigação se desenvolveram a partir de 4 fases: 1) levantamento dos documentos (Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Física) em seu estado bruto e primário, selecionados após a leitura flutuante; 2)  Identificação  das possíveis categorias de análise de conteúdo através de uma segunda leitura mais atenta do material; 3) conversão dos documentos para seu estado secundário, onde, compusemos os quadros a partir das categorias de análise de conteúdo, após uma terceira leitura mais analítica; 4) realização da leitura dos dados dos quadros, visando o reconhecimento dos principais conceitos referentes a cada categoria de análise de conteúdo para produzir a síntese dos resultados encontrados. (BARDIN, 2016, p. 51 - 52)

Constatamos como hipótese que o ensino do conteúdo ginástica na Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental da Região Nordeste, expõe limites e contradições decorrentes da implementação da BNCC e das Diretrizes Curriculares Estaduais de Educação Física, considerando o período de 2016 a 2020, nas quais identificamos que a proposição de ensino deste conteúdo recupera e fortalece a noção do desenvolvimento de competências e habilidades implementadas nos anos de 1990 pela política educacional dos governos de Collor de Melo e Fernando Henrique Cardoso, cuja proposta atende a uma formação de ser humano unilateral que sustenta o modo de produção capitalista, impedindo o pleno desenvolvimento das múltiplas potencialidades do ser social; dessa forma, estes documentos e diretrizes curriculares ao propor competências gerais e específicas para o ensino do conteúdo ginástica  na Educação Física estabelece parâmetros que alimenta a formação de seres humanos para atender a lógica do mercado neoliberal, e no processo de disputa pela formação dos sujeitos no Brasil, tanto a BNCC quanto as Diretrizes Estaduais assumem a lógica formal; a análise das nove (09) Diretrizes Curriculares dos estados nordestinos apontam a constatação de uma proposta de ensino da ginástica no ensino fundamental alicerçada em uma concepção a-histórica, embasada em uma visão fragmentada do conhecimento científico, que se caracteriza por um ecletismo teórico que se expressa em várias correntes de pensamento e abordagens da Educação Física;  considerando a necessidade de superar por incorporação os limites encontrados, há possibilidades de elaboração uma nova proposta de BNCC e de Diretrizes Curriculares Estaduais que possam indicar no ensino do conteúdo da Ginástica Escolar, alicerçada em fundamentos de uma teoria Educacional e Pedagógica Histórico-Crítica e em uma Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física, cujas bases são referenciadas na teoria do conhecimento do Materialismo Histórico e Dialético, que defende uma formação de ser humano omnilateral, a lógica dialética, considerando a necessidade  da elevação do padrão da cultura corporal dos/as estudantes, tendo em vista um ensino que atenda a necessidade histórica de emancipação humana da classe trabalhadora.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.730.294-** - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL - UFBA
Externa ao Programa - ***.509.215-** - KATIA OLIVER DE SA - UFBA
Externa ao Programa - 4298534 - MARIZE SOUZA CARVALHO - nullExterna à Instituição - MÁRCIA MORSCHBACHER - UFSM
Notícia cadastrada em: 11/04/2023 15:50
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