Banca de DEFESA: CAROLINE DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINE DA SILVA SANTOS
DATA : 10/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Defesa Remota - Conferencia Web
TÍTULO:

USOS DA INTERNET DAS COISAS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS BAIANAS


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Educacional; Internet das Coisas; Internet das Coisas na Educação; Ensino Fundamental; Escolas Públicas.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

Considerando que a escola, na contemporaneidade, está vivenciando o cenário das inovações tecnológicas, com impulso de novas tecnologias digitais e inteligentes, incorporando novas formas de pensamentos, de organização e de construções, a agregação de objetos à Internet, de modo inteligente e sensorial, denominada de Internet das Coisas (IoT), do inglês Internet of Things, já está presente nos ambientes educacionais, e a sua expansão e complexidade são vistas como uma revolução tecnológica e desafiadora para as instituições educacionais. Frente a isso, o objetivo da pesquisa foianalisar as experiências da aplicação da IoT, em duas escolas públicas municipais, de ensino fundamental, do estado da Bahia. Foi adotado o método qualitativo, de caráter descritivo e analítico, focalizando a análise do estudo empírico. Nesse contexto, foi delineada a pesquisa através da descrição detalhada dos dados e da análise do que foi levantado em ambientes físicos e virtuais, e no estudo do campo empírico para compreender as características, aplicabilidade, possibilidades e desafios da IoT, delineando-a no campo educacional. As duas escolas estudadas foram o Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (CAIC), no município de Vitória da Conquista – BA e a Escola Municipal João Pereira Vasconcelos, localizada na cidade de Mata de São João - BA. Selecionamos três professores e o(a) diretor(a) das duas escolas para conhecer as suas percepções da aplicação da IoT, as relações desta tecnologia com as práticas educacionais e os processos de ensino-aprendizagem, por meio de entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de compreender as perspectivas e consequências dos avanços da IoT no ambiente escolar, incluindo questões de segurança e privacidade de dados. Os resultados deste estudo apontam que a IoT é objeto de atenção na educação, traz novas possibilidades para o contexto educacional, transforma a comunicação, hábitos, habilidades e aprendizagem da comunidade escolar, transcendendo o uso apenas de um dispositivo tecnológico, ou de um espaço automatizado, ou de um ambiente inteligente. Foi possível perceber, que o percurso da tecnologia nas escolas precisa ser mais acompanhado e inserido no contexto dos professores também, que precisam participar de todo o processo. Verificou-se que é indispensável que se tenha um ambiente favorável e democrático nas escolas, com infraestrutura, garantia da lei, transparência para o uso de elementos de IoT nos seus espaços, para garantir que os dados captados, dentro dos seus espaços, não sejam usados para outros fins, além dos supostamente educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 287781 - EDVALDO SOUZA COUTO
Interna - 3771359 - BARBARA COELHO NEVES
Externo à Instituição - KAIO EDUARDO DE JESUS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 05/04/2023 09:10
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA