USOS DA INTERNET DAS COISAS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS BAIANAS
Tecnologia Educacional; Internet das Coisas; Internet das Coisas na Educação; Ensino Fundamental; Escolas Públicas.
Considerando que a escola, na contemporaneidade, está vivenciando o cenário das inovações tecnológicas, com impulso de novas tecnologias digitais e inteligentes, incorporando novas formas de pensamentos, de organização e de construções, a agregação de objetos à Internet, de modo inteligente e sensorial, denominada de Internet das Coisas (IoT), do inglês Internet of Things, já está presente nos ambientes educacionais, e a sua expansão e complexidade são vistas como uma revolução tecnológica e desafiadora para as instituições educacionais. Frente a isso, o objetivo da pesquisa foianalisar as experiências da aplicação da IoT, em duas escolas públicas municipais, de ensino fundamental, do estado da Bahia. Foi adotado o método qualitativo, de caráter descritivo e analítico, focalizando a análise do estudo empírico. Nesse contexto, foi delineada a pesquisa através da descrição detalhada dos dados e da análise do que foi levantado em ambientes físicos e virtuais, e no estudo do campo empírico para compreender as características, aplicabilidade, possibilidades e desafios da IoT, delineando-a no campo educacional. As duas escolas estudadas foram o Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (CAIC), no município de Vitória da Conquista – BA e a Escola Municipal João Pereira Vasconcelos, localizada na cidade de Mata de São João - BA. Selecionamos três professores e o(a) diretor(a) das duas escolas para conhecer as suas percepções da aplicação da IoT, as relações desta tecnologia com as práticas educacionais e os processos de ensino-aprendizagem, por meio de entrevistas semiestruturadas, com a finalidade de compreender as perspectivas e consequências dos avanços da IoT no ambiente escolar, incluindo questões de segurança e privacidade de dados. Os resultados deste estudo apontam que a IoT é objeto de atenção na educação, traz novas possibilidades para o contexto educacional, transforma a comunicação, hábitos, habilidades e aprendizagem da comunidade escolar, transcendendo o uso apenas de um dispositivo tecnológico, ou de um espaço automatizado, ou de um ambiente inteligente. Foi possível perceber, que o percurso da tecnologia nas escolas precisa ser mais acompanhado e inserido no contexto dos professores também, que precisam participar de todo o processo. Verificou-se que é indispensável que se tenha um ambiente favorável e democrático nas escolas, com infraestrutura, garantia da lei, transparência para o uso de elementos de IoT nos seus espaços, para garantir que os dados captados, dentro dos seus espaços, não sejam usados para outros fins, além dos supostamente educacionais.