CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO YOUTUBE
Conteúdo audiovisual; Tecnologia digital na educação; Tecnologia digital no Ensino de Língua Inglesa, YouTube; Ensino de Língua Inglesa; Educação Bilíngue.
A tese analisa dois contextos dos conteúdos audiovisuais no ensino de língua inglesa através do YouTube. Tem como objetivo geral analisar os conteúdos audiovisuais produzidos para o ensino da língua inglesa por parte de professores/as produtores/as brasileiros em dois canais do YouTube. A partir desse objetivo geral, definiu-se três objetivos específicos que orientaram a pesquisa: 1) Analisar os vídeos publicados por educador(a) brasileiro(a) produtor(a), observando as estratégias de alcance e os conteúdos desenvolvidos; 2) Reconhecer e caracterizar as estratégias audiovisuais técnicas, narrativas e pedagógicas instrumentadas para o ensino da língua inglesa por parte do(a) educador(a) brasileiro(a) produtor(a) de conteúdo; 3) Analisar as dinâmicas dialógicas produzidas em torno dos vídeos, entre os/as usuários/as da rede social e o educador(a) brasileiro(a) produtor(a) de conteúdo. Com o intuito de atender aos objetivos mencionados, utilizamos como aportes teóricos conceitos e fundamentos de tecnologias digitais na educação, potencialidades do audiovisual na aquisição e aprendizagem de língua inglesa (LI), YouTube e redes sociais na educação e no ensino de LI, metodologia do ensino de LI e Educação Bilíngue. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico, e o método adotado para análise dos dados foi a Análise de Conteúdo. Dois canais de YouTube foram escolhidos: BBlíngue, que objetiva mostrar a criação bilíngue da filha de um casal de professor e comunicóloga. A família é brasileira e vive no Brasil, contudo decidiu falar apenas inglês com a criança; O English in Brazil, que objetiva o ensino de língua Inglesa. O primeiro canal foca na aquisição e o segundo, na aprendizagem de LI. Em ambos canais, cinco vídeos foram analisados técnica, pedagógica e descritivamente. Com este percurso, a pesquisa concluiu que conteúdo audiovisual no ensino de LI através do YouTube abre precedentes para se pensar teórica e metodologicamente a produção e compartilhamento de vídeos para mitigar os motivos pelos quais o ensino de LI é precário no Brasil.