Banca de DEFESA: YURI BASTOS WANDERLEY

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YURI BASTOS WANDERLEY
DATA : 24/03/2023
HORA: 14:30
LOCAL: FACED UFBA REMOTO
TÍTULO:

APROPRIAÇÕES TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: COMPREENSÕES PROPOSITIVAS DE ATOS DE CURRÍCULO EM REDE


PALAVRAS-CHAVES:

Atos de Currículo. Teoria Ator-Rede. Educação Online. Software Livre. Recursos Educacionais Abertos.


PÁGINAS: 430
RESUMO:

Esta tese se insere nas discussões acerca das implicações e das apropriações sociotécnicas da cibercultura em contextos educacionais. Como as tecnologias digitais em rede são apropriadas nas práticas docentes? Como podemos aproveitar as oportunidades, ao mesmo tempo, reconhecer e enfrentar as ameaças potencializadas por estas apropriações? Visando responder estas questões, a pesquisa teve como objetivo compreender propositivamente as apropriações tecnológicas experienciadas nas práticas docentes do IFBA – Campus Jacobina, durante a preparação e a realização das atividades de ensino remoto, desenvolvidas no período da pandemia da COVID-19. Partindo de uma aproximação entre os conceitos de ator-rede de Bruno Latour e atos de currículo de Roberto Sidnei Macedo, propus os conceitos de atos de currículo em rede, redes curriculantes e atores-rede curriculantes, como dispositivos teórico-metodológicos de apoio à compreensão-ação das apropriações tecnológicas nas práticas docentes mediadas ao longo dos estudos de campo. Na busca desta compreensão-ação, desenvolvi um processo investigativo-interventivo inspirado na etnopesquisa-formação crítica e implicada e na ciberpesquisa-formação. Atuando como pesquisador, professor e coordenador de curso, pude interagir com os atores educacionais, compreender os seus etnométodos, as formas como instituíam e eram instituídos por atos de currículo. Durante este percurso, também instituí atos de currículo, implicados com o reconhecimento e o enfrentamento das ameaças potencializadas pelas tecnologias digitais em rede. Diante de um cenário global de expansão da plataformização da educação e da precarização do ensino mediado por tecnologias digitais em rede , experienciei e defendi apropriações tecnológicas livres e abertas, de forma multirreferencial, intercrítica e interimplicada, como atos de currículo contra-hegemônicos, visando contestar e ressignificar as políticas de sentido e os ordenamentos, instituídos nos diversos contextos de mediação que envolvem as apropriações tecnológicas nas práticas docentes. Apresento como resultado da objetivação deste processo investigativo-interventivo, os aprendizados construídos a partir das minhas experiências de pesquisa, de gestão e de docência. Experiências que sãos singulares, pois ocorrem num espaço-tempo particular e institucional determinado, mas que ao mesmo tempo são singularizantes, pois compartilham dos mesmos dilemas e controvérsias vividos por outros atores e instituições educacionais, em outros espaços-tempos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Interna - 4349430 - DENISE MOURA DE JESUS GUERRA
Externa ao Programa - 1746035 - MARIA CAROLINA DE SOUZA SAMPAIO - UFBAExterna à Instituição - EDMEA OLIVEIRA DOS SANTOS - UFRRJ
Externa à Instituição - SIMONE DE LUCENA FERREIRA - UFS
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 16:44
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