Banca de DEFESA: CÁRITAS DA HORA PEREIRA

DISCENTE : CÁRITAS DA HORA PEREIRA
DATA : 20/03/2023
LOCAL: Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia - Sala Kiriri

Análise dos aspectos linguísticos da relação grafemafonema de uma criança com dificuldades escolares

Linguagem, Escrita, Medicalização, Educação.

A escrita de crianças em fase de aquisição é frequentemente atravessada por práticas medicalizantes que constantemente relacionam o erro ortográfico a déficits e distúrbios, ignorando a complexidade da linguagem e da vida humana. A busca pelo ideal ortográfico enfatiza os erros, desconsiderando que as crianças, mesmo em início de alfabetização, apresentam alguma estabilidade nos registros gráficos. Este estudo, à luz da perspectiva linguística enunciativo-discursiva, teve como objetivo geral compreender como uma criança, considerada com dificuldades escolares, lida com o sistema ortográfico do Português Brasileiro (PB), mais especificamente com as relações biunívocas e múltiplas entre grafemas e fonemas. Os objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os erros ortográficos ligados à relação entre grafemas e fonemas considerada como biunívocas; identificar e caracterizar os erros ortográficos ligados à relação entre grafemas e fonemas considerada como múltiplas e compreender como os aspectos enunciativos-discursivos constituem a relação entre grafemas e fonemas considerados biunívocos e múltiplos. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e de corte transversal que se propôs analisar dados de escrita de uma criança (Ana), em idade escolar, atendida no Núcleo de Atenção Terapêutica Social e Pedagógica (NATESP), localizado na cidade de Simões Filho – BA. A coleta de dados foi realizada por meio de 9 atividades de escrita, produzidas entre abril e novembro de 2021, gravadas em vídeo e produção de diário de campo. Os dados de escrita foram organizados, categorizados e analisados, tendo por base trabalhos realizados por autores como Capristano (2011), Oliveira, Harayama e Viégas (2016) e Chacon (2021). Os resultados apontaram que Ana acerta mais do que erra tanto nas relações biunívocas quanto nas múltiplas. Nos dois tipos de relações os erros e acertos ocorreram com e sem deslizamentos, e os deslizamentos frequentemente culminaram em acerto. Em relação ao erro, Ana erra mais nas relações múltiplas. Sobre os principais tipos de erros, é possível observar mais substituições do que omissões e transposições. Neste estudo, aspectos que atravessaram o processo de escolarização e a escrita de Ana - como o racismo, o ensino remoto e alguns aspectos mais específicos do funcionamento da sua linguagem, além da sua inserção em práticas sociais orais e letradas - também foram discutidos. Os resultados encontrados desmedicalizam Ana na medida em que se observou que ela lida com as relações múltiplas e biunívocas como a maior parte das crianças em fase de aquisição da escrita, ou seja, com mais acertos do que erros, com mais erros nas relações múltiplas e com erros que a aproximam do acerto. Dessa forma, longe de evidenciar supostos transtornos, doenças ou déficits, os erros observados mostraram o que ela já dominava em relação às regras ortográficas do PB.

Presidente - 1813696 - ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - MARIA LUCIA HAGE MASINI - PUC - SP