Banca de DEFESA: SIDCLEY DALMO TEIXEIRA CALDAS

DISCENTE : SIDCLEY DALMO TEIXEIRA CALDAS
DATA : 29/03/2023
LOCAL: Modalidade Remota

CANÇÕES MATEMÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavras-chave: Canções matemáticas; Didática; Aprendizagem; Apreensão de objetos matemáticos.

Esta investigação teve como objetivo geral analisar para compreender como as canções podem contribuir para a aprendizagem matemática. Especificamente, pretendeu-se identificar quais os tipos de canções matemáticas que podem contribuir para a apreensão de objetos matemáticos; analisar como os elementos linguísticos da canção podem interferir na apreensão de objetos matemáticos; e analisar como os elementos musicais da canção podem interferir na apreensão desses objetos. De abordagem qualitativa, a pesquisa se configura como etnopesquisa-formação, considerando a necessidade dos sujeitos pesquisados e pesquisador, de forma conjunta, buscarem a construção de novos conhecimentos acerca da temática tratada. Nela utilizei a observação e grupos dialógico-cancionais para a colheita de informações. No contexto da investigação, pesquisou-se uma escola particular do município baiano de Feira de Santana, na qual estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental integraram os sujeitos da pesquisa. Com um aporte de referenciais teóricos e epistemológicos bastante peculiar e heterogêneo, pude construir uma trama cognitiva-emocional com as informações obtidas mediante o contato com os estudantes. As descobertas neste processo investigativo convergiram para responder às questões da investigação e revelaram temáticas não previstas,  demonstrando, assim, a importância de se pesquisar uma possibilidade de atuação didática pouca estudada ainda. Dos resultados, a elaboração da definição de canção matemática. A contatação da possibilidade de, com ela, ocorrer o trânsito entre ao menos dois tipos de registros de representação semiótica, contribuindo para a apreensão de objetos matemáticos, base da aprendizagem matemática; além deste primeiro resultado, a compreensão de que a presença da canção matemática no âmbito do ensino e aprendizagem se constitui uma atividade potencialmente lúdica que ajuda na promoção de uma ambiência lúdica, apresentando um caráter lúdico-formativo e ensejando uma didática sensível, o que, em conjunto, propicia ao educando uma conexão mais viva com os saberes apresentados durante o processo de ensino e aprendizagem de matemática.

Presidente - 287843 - CRISTINA MARIA D AVILA TEIXEIRA
Interna - 3367289 - CILENE NASCIMENTO CANDA