POR UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS: POSSIBILIDADES PARA REDESENHAR A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Corpo. Cultura. Sensibilidade. Diferenças. Formação docente em Educação Física.
Esta tese objetivou produzir teorizações sobre a relação educação, corpo, cultura e sensibilidade a partir do diálogo entre os estudos culturais, as perspectivas decoloniais de educação e a sociologia e antropologia do corpo, que subsidiem redefinições na experiência de formação docente em Educação Física viabilizando a práxis pedagógica com a cultura corporal sensível às diferenças na Educação Básica. Alicerça-se no campo da pesquisa qualitativa. Pesquisa histórica do tempo presente que utilizou documentos como fonte principal. Apresentada em formato multipaper está organizada em 2 eixos. O primeiro corresponde a uma análise da formação docente em Educação Física no tempo presente com ênfase na identificação da relação corpo-cultura e a sensibilização para as diferenças. O segundo eixo tem perspectiva propositiva. A partir da teorização e análise crítica da formação profissional, propõe caminhos para a sensibilização docente e a percepção das diferenças, por meio da experiência formacional em Educação Física. Dos resultados, evidencia-se a produção de diálogos teóricos propositivos que podem ser tomados como inspirações para redesenhar o percurso da licenciatura em Educação Física a partir de uma outra episteme que considere a relação educação, corpo, cultura e sensibilidade. Propõe-se constituir a formação como um espaço-tempo de experiência sensível na constituição de pensamentos com o corpo e as culturas. Concluímos que para a sensibilização às diferenças o foco da formação deve estar na compreensão e análise do contexto em que os corpos dos docentes em formação se constituem, atentos às relações de poder que atravessam as diferenças, condicionando seus corpos e percepções no âmbito da cultura corporal. Sugere-se, por fim, criar ambiências singulares e coletivas capazes de modular percepções para uma intervenção cultural pedagógica comprometida com os valores democráticos e uma educação decolonial e emancipatória.