Banca de DEFESA: MARILIA MENEZES NASCIMENTO SOUZA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARILIA MENEZES NASCIMENTO SOUZA CARVALHO
DATA : 28/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório I
TÍTULO:

POR UMA EDUCAÇÃO SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS: POSSIBILIDADES PARA REDESENHAR A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Corpo. Cultura. Sensibilidade. Diferenças. Formação docente em Educação Física.


PÁGINAS: 148
RESUMO:

Esta tese objetivou produzir teorizações sobre a relação educação, corpo, cultura e sensibilidade a partir do diálogo entre os estudos culturais, as perspectivas decoloniais de educação e a sociologia e antropologia do corpo, que subsidiem redefinições na experiência de formação docente em Educação Física viabilizando a práxis pedagógica com a cultura corporal sensível às diferenças na Educação Básica. Alicerça-se no campo da pesquisa qualitativa. Pesquisa histórica do tempo presente que utilizou documentos como fonte principal. Apresentada em formato multipaper está organizada em 2 eixos. O primeiro corresponde a uma análise da formação docente em Educação Física no tempo presente com ênfase na identificação da relação corpo-cultura e a sensibilização para as diferenças. O segundo eixo tem perspectiva propositiva. A partir da teorização e análise crítica da formação profissional, propõe caminhos para a sensibilização docente e a percepção das diferenças, por meio da experiência formacional em Educação Física. Dos resultados, evidencia-se a produção de diálogos teóricos propositivos que podem ser tomados como inspirações para redesenhar o percurso da licenciatura em Educação Física a partir de uma outra episteme que considere a relação educação, corpo, cultura e sensibilidade. Propõe-se constituir a formação como um espaço-tempo de experiência sensível na constituição de pensamentos com o corpo e as culturas. Concluímos que para a sensibilização às diferenças o foco da formação deve estar na compreensão e análise do contexto em que os corpos dos docentes em formação se constituem, atentos às relações de poder que atravessam as diferenças, condicionando seus corpos e percepções no âmbito da cultura corporal. Sugere-se, por fim, criar ambiências singulares e coletivas capazes de modular percepções para uma intervenção cultural pedagógica comprometida com os valores democráticos e uma educação decolonial e emancipatória. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA
Interno - ***.731.595-** - MIGUEL ANGEL GARCIA BORDAS - UFBA
Externa ao Programa - 1291848 - REGINA SANDRA MARCHESI - UFBAExterna à Instituição - SILVIA MARIA AGATTI LÜDORF
Externo à Instituição - LUIZ ALEXANDRE OXLEY DA ROCHA - UFES
Externo à Instituição - EDUARDO LAUTARO GALAK
Externo à Instituição - JOAQUIM LUIZ MEDEIROS ALCOFORADO - UC
Externo à Instituição - JOSÉ AMERICO SANTOS MENEZES - UFS
Notícia cadastrada em: 07/03/2023 10:01
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