Banca de DEFESA: ALISON CONCEIÇÃO BRITO

DISCENTE : ALISON CONCEIÇÃO BRITO
DATA : 24/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/tqy-nyvq-bdg

LAZER E EDUCAÇÃO NO DISCURSO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DA BAHIA: APONTAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO PARA O LAZER CONTRA HEGEMÔNICA

Educação para o lazer; escola pública; educação física.

A presente dissertação discute sobre o tema educação para o lazer e suas possibilidades de aplicação no ambiente escolar a partir das aulas de Educação física. Tem como objetivo geral analisar e compreender as percepções e concepções de professores de educação física sobre a relação lazer e educação e identificar as potencialidades e possibilidades da educação para e pelo lazer nas aulas de educação física. Trata-se de uma pesquisa de análise qualitativa e de cunho exploratório, utilizou-se de questionários via google forms como instrumento de coleta de dados. A coleta de dados ocorreu somente de modo virtual, com questionários autoaplicáveis de questões objetivas e subjetivas, a técnica de análise de dados empregada foi a análise de conteúdo. Os critérios de inclusão da pesquisa foram: ser professor de educação física; da rede ensino da educação básica pública na Bahia; lecionar nos níveis de ensino fundamental I, II e ensino médio. Ao resultados apontam que os professores observam que a formação do professor de educação física ainda não aborda com consistência a temática do lazer, consideram que a as aulas de educação física podem vir a se tornar um espaço de debate sobre o lazer contribuindo para ampliação do leque de repertório dos alunos sobre as possibilidades no lazer e uma visão crítica sobre o fenômeno e que a pouca formação do professor de educação física sobre o lazer e a rigidez de currículos formatados apresentam-se como barreiras para educação para o lazer nas escolas.

Interna - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA
Interna - 2400873 - EMILIA AMELIA PINTO COSTA RODRIGUES