Banca de DEFESA: MARIA CLARA FONTES DE MELLO COELHO

DISCENTE : MARIA CLARA FONTES DE MELLO COELHO
DATA : 14/02/2023
LOCAL: Auditório 1 FACED/UFBA

ENTREATOS DE BRINCAR, LER E ESCREVER: UM ESTUDO SOBRE AS POSSÍVEIS INTERSEÇÕES ENTRE O ATO DE
BRINCAR E OS ATOS DE LER E ESCREVER COM CRIANÇAS DE 5 ANOS

brincar; alfabetização; educação infantil

O presente trabalho tem o objetivo de analisar as possíveis interseções entre o ato de brincar e os atos de ler e escrever em situações de jogo simbólico com crianças de 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil Tertuliano Góes, de Salvador. As discussões que ancoram a pesquisa tomam como referência os estudos de Vigotski (2007, 2014), Ferreiro (1985, 1992, 2005, 2011), Lerner (2002), Molinari (2020, 2022), bem como Brougère (2010), Kishiomoto (2011), Wasjkop (2009) e Moyles (2002, 2006). Os dados da pesquisa foram produzidos a partir de observações das crianças de duas turmas de 5 anos do Centro Municipal de Educação Infantil Tertuliano Góes, em contextos de brincar de faz de conta de salão de beleza e barbearia realizados durante o mês de setembro de 2022. Na condição de pesquisa qualitativa, o percurso metodológico baseia-se na abordagem fenomenológica, e elegemos como método a etnopesquisa de natureza exploratória. A análise documental, a observação participante e a roda de conversa foram utilizados como instrumentos de investigação. Observamos que os materiais escritos incluídos nas estações do salão de beleza e barbearia não foram absorvidos no brincar das crianças. Elas se mostraram, durante todas as sessões, não dispostas a usar os escritos na brincadeira, fazendo-nos compreender que separavam o ato de brincar dos atos de ler e escrever, vendo-os como inconciliáveis. A significativa reserva das crianças do CMEI Tertuliano de Góes em relação aos atos de ler e escrever nos provoca a seguir indagando acerca das políticas públicas em favor da formação continuada dos professores, assim como sobre o investimento em ações de fomento à pesquisa e ao estudo nas escolas de Educação Infantil. Espera-se que a presente investigação possa colaborar com o debate sobre a invisibilização da escrita nos documentos oficiais da Educação Infantil e ampliar as discussões sobre o direito das crianças pequenas de ingressar nas culturas do escrito, tendo a escola como aliada nesse percurso.

Presidente - 2228252 - GIOVANA CRISTINA ZEN
Interna - 3367289 - CILENE NASCIMENTO CANDA
Externa ao Programa - 2650394 - LEILA DA FRANCA SOARES - UFBAExterna à Instituição - REGINA LÚCIA POPPA SCARPA
Notícia cadastrada em: 14/02/2023 10:10