Banca de DEFESA: ISRAEL MARQUES CAMPOS

DISCENTE : ISRAEL MARQUES CAMPOS
DATA : 01/02/2023
LOCAL: FACED UFBA

Educação em Direitos Humanos e o Corpo na Anistia Internacional: Desafios e Possíveis Soluções na Internet Pandêmica

Educação em Direitos Humanos; Anistia Internacional; Corpo; Internet; Educação

Esta pesquisa teve por objetivo investigar a Educação em Direitos Humanos na Anistia Internacional, bem como as implicações do corpo nos processos educativos na internet. A fim de cumprir esta tarefa, norteamos a investigação com a seguinte situação problema: Como o Corpo Educa e como a Educação em Direitos Humanos ocorre na Anistia Internacional na Internet Pandêmica? Optou-se pela pesquisa qualitativa e a metodologia escolhida foi a pesquisa na Internet por meio do estudo de caso da Anistia Internacional. Foram utilizadas como técnicas a revisão bibliográfica, a observação direta, a netnografia e a entrevista semi-estruturada. Prospectou-se potencializar as discussões sobre as temáticas da Educação em Direitos Humanos, Anistia Internacional, Corpo e Internet, sendo escolhida a opção da escrita no formato multipaper, com cinco artigos científicos, a fim de mais facilmente divulgar o estudo e promover uma maior acessibilidade no tocante à leitura da tese.  A justificativa central e a maior demonstração de relevância desta tese passa pela urgência da ampliação da discussão sobre a Educação em Direitos Humanos (EDH) e o corpo na internet por meio da Anistia Internacional. Conforme dados da Amnistia Internacional Portugal, mais de três mil defensores dos Direitos Humanos foram assassinados desde 1948, o ano da aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Se faz relevante também por buscar contribuir para o atendimento ao Plano de Educação Nacional do Brasil e a Lei de Diretrizes (LDB 9394/96). Como resultados e considerações, a tese promove o avanço na construção das epistemologias e das práticas da Educação em Direitos Humanos e do corpo na internet da Anistia Internacional, no contexto da Pandemia do Coronavírus, com destaques para a Pedagogia de Exú, Epistemologias do Sul e a Pedagogia de Paulo Freire. Ressalta-se a relevância da Anistia Internacional na promoção da Educação em Direitos Humanos nos seus sites, no seu aplicativo e no youtube, colaborando nos âmbitos da educação formal, não-formal e informal, a nível global. A pesquisa revelou que o corpo é um poderoso dispositivo na internet, pois educa em Direitos Humanos e traduz interculturalmente estes Direitos a nível internacional.

Presidente - 1166900 - MARIA CECILIA DE PAULA SILVA
Interna - 2400873 - EMILIA AMELIA PINTO COSTA RODRIGUES
Interna - 3771359 - BARBARA COELHO NEVES
Externo ao Programa - 287289 - ADMILSON SANTOS - UFBAExterno à Instituição - EMANOEL LUIS ROQUE SOARES - UFRB