Banca de DEFESA: DANIELA FERNANDA DA HORA CORREIA

DISCENTE : DANIELA FERNANDA DA HORA CORREIA
DATA : 15/12/2022
LOCAL: REMOTO

Altas Habilidades; superdotação; educação inclusiva; escola; fenomenologia.

A tese intitulada ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O OLHAR PARA SI: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO vem discutindo a percepção do estudante com altas habilidades e as práticas trazidas por professores na escola regular. O estudo ora em curso teve cunho qualitativo, numa abordagem fenomenológica, um dos modos de investigar o mundo vivido, pois favorece o olhar para questões humanas na dinâmica do sentido e da experiência. Do experienciar o fenômeno emergiu a interrogação desta pesquisa: como os estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) percebem o que lhes é oferecido pela escola? E como pergunta para esta investigação: o que acontece no encontro dos alunos com altas habilidades e os seus professores na escola? Partindo desse princípio, o estudo visou compreender a percepção que permeia o universo escolar dos alunos com altas habilidades/superdotação, analisando suas interfaces no seu processo formativo. Para chegar a este fim, buscou como objetivos meio explicitar os pressupostos epistemológicos, históricos e legais que permeiam o fenômeno das AH/SD; discutir o papel da escola como unidade formadora do aluno com Altas AH/SD; e analisar o encontro entre alunos com AH/SD e os seus professores na escola a partir da criação de unidades significativas, à luz das descrições desses alunos. A ideia central é ouvir essa pessoa, percebê-la pelo seu olhar. Pela trajetória fenomenológica, busca-se, através da intercessão das experiências vivenciadas, construir uma Rede de Significados que possa responder a essa pergunta, chegando à compreensão do fenômeno vivido. A observação e a entrevista desta investigação ocorreram, via redes sociais, grupos no Facebook e no WhatsAap, de maneira diária e sistemática, o que possibilitou um contato direto do pesquisador com os sujeitos colaboradores da pesquisa.  Foram analisadas observações e entrevistas de 09 (nove) colaboradores, das quais se permitiu a extração de 04 (quatro) unidades significativas (Conceito, Escola, Prática Pedagógica e Percepção do Aluno), das quais se chegou às convergências. Para a compreensão do fenômeno na sua essência, foram realizadas interpretações e reflexões sobre a própria reflexão do participante, conduzindo à transcendência do fenômeno. Ao fim, foram apresentadas as conclusões do fenômeno, cujo desenrolar comprovam a tese de que o processo de inclusão dos estudantes com AH/SD terá mais efetividade no momento em que suas vozes forem ouvidas na produção de material e na proposta pedagógica que lhes será oferecida pela escola, a partir das convergências das unidades de significado que, a propósito, permanecem abertas a novas interpretações.

Interna - 1524738 - ALESSANDRA SANTANA SOARES E BARROS
Externo à Instituição - CESAR COSTA VITORINO - UNEB