Banca de DEFESA: LILIAN MOREIRA CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIAN MOREIRA CRUZ
DATA : 07/12/2022
HORA: 08:30
LOCAL: plataforma virtual
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, FORMAÇÃO STRICTO SENSU E SEUS DESDOBRAMENTOS NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM FREIREANA


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Profissional Docente; Formação Stricto Sensu; Paulo Freire; Profissão Docente.


PÁGINAS: 229
RESUMO:

Esse estudo teve como objetivo geral analisar, no desenvolvimento profissional de professores/as da Educação Básica do município de Itapetinga-BA, a formação stricto sensu e os desdobramentos desse processo no exercício da docência, tendo como aporte os princípios da Pedagogia freireana. Como objetivos específicos: i) conhecer os/as professores/as com formação stricto sensu do município de Itapetinga-BA e seus contextos sócio-históricos de desenvolvimento profissional; ii) relacionar o desenvolvimento profissional dos/a docentes da Educação Básica de Itapetinga-BA, com formação stricto sensu,  aos princípios fundantes da pedagogia freireana; iii) identificar, tomando como aporte os princípios da pedagogia freireana, os desdobramentos da formação stricto sensu para o exercício da docência. Nessa direção, sedimentamos a pesquisa em uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória ancorada no paradigma fenomenológico. Para construção dos dados utilizamos dois instrumentos: o questionário, respondido por 41 professores/as, e a roda de conversa, que teve 14 participantes. Os dados foram analisados a partir da perspectiva bakhtiniana. A pesquisa revelou que, por um lado, a formação stricto sensu dos/as docentes foi impactada pela ineficiência das políticas públicas de formação do município de Itapetinga-BA, o que se desdobrou na precariedade do acesso e permanência na formação, tempo para estudo, desgastes da saúde, entre outros. Por outro lado, esta formação possibilitou reflexões, questionamentos, mudanças, aprendizagens e descobertas, em um movimento contínuo e não linear, atravessados pelos princípios fundantes do pensamento freireano, evidenciando o Desenvolvimento Profissional desses/as professores/as, como este é construído e mobilizado no decorrer da carreira profissional. Foi constatado aspectos que possibilitaram aos/a participantes viabilizar transformações estruturais no exercício da docência, como a mobilização de uma ação educativa contra a educação bancária/desumanizante/opressora, o abandono da consciência ingênua e da passividade, a construção de uma consciência crítica e ativa, a assunção do compromisso com a oferta de uma educação para a vida e a autonomia nas tomadas de decisões, a participação na construção do conhecimento, o posicionamento político e ético na prática educativa, o amadurecimento profissional etc. Face ao exposto, compreendemos que todas essas mudanças se configuram como Desenvolvimento Profissional Docente, que puderam ser potencializadas pela formação stricto sensu, materializadas no exercício da docência e atravessadas pelos princípios freireanos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.335.185-** - LUCIA GRACIA FERREIRA TRINDADE - UFRB
Interna - 2228252 - GIOVANA CRISTINA ZEN
Externa à Instituição - ALBA LÚCIA GONÇALVES - UESC-BA
Externa à Instituição - ROSELANE DUARTE FERRAZ - UESB
Externa à Instituição - ESTER MARIA DE FIGUEIREDO SOUZA - UESB
Externo à Instituição - OSMAR HÉLIO ALVES ARAÚJO - UFPB
Notícia cadastrada em: 10/12/2022 09:53
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