Banca de DEFESA: LUAN ALVES MACHADO

DISCENTE : LUAN ALVES MACHADO
DATA : 15/12/2022
LOCAL: meio remoto - webconf

A formação do Jiu-Jitsu Brasileiro em Salvador e no Rio de Janeiro: um estudo histórico comparado

Jiu-Jitsu Brasileiro. História do Esporte. Lutas

O Jiu-Jitsu Brasileiro é uma modalidade esportiva mundialmente praticada e consolidada. Trata-se de um esporte praticado em todos os continentes, com federações e confederações organizadas. Diante deste fenômeno e da sua relevância na sociedade brasileira, este estudo buscou investigar o processo histórico de institucionalização da modalidade, entendendo a formação das primeiras federações como marco organizativo que permite apontar o início da modalidade esportiva organizada. Esse processo se iniciou, de acordo com as fontes investigadas nesta pesquisa, no Rio de Janeiro com a fundação da Federação de Jiu-Jitsu da Guanabara, em 1967, autorizada pela Confederação Brasileira de Desportos. A partir dessa experiência a modalidade se consolidou e se expandiu para todo o Brasil. Em Salvador houve contatos anteriores com a modalidade, que passou por diversas tentativas de se organizar e se consolidar, mas foi apenas em 1996 que a cidade recebeu a primeira entidade organizativa da modalidade, a Federação Baiana de Jiu-Jitsu. Diante deste cenário, optou-se por utilizar a metodologia da História Comparada, compreendida como uma forma de tratar o processo de organização da modalidade em âmbito nacional, a partir da experiência do Rio e de Janeiro, a sua consolidação e expansão para outras cidades, com foco específico em Salvador. Com relação às fontes investigadas, foi feito um levantamento de produções específicas do campo (livros, biografias e revistas especializadas), entrevistas semiestruturadas com mestres relevantes da modalidade e contexto em questão, levantamento de informações no acervo digital da Hemeroteca Digital e do acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Diante disto, como pesquisa em andamento, apontamos para o potencial do debate na área.

Presidente - 1490300 - CORIOLANO PEREIRA DA ROCHA JUNIOR
Externo à Instituição - Junior Vagner Pereira da Silva - UFMS