FALAR E ESCREVER: relações entre variação linguística e alfabetização
Alfabetização. Variação linguística. Escrita alfabética.
Esta dissertação tem como tema principal as relações entre fala e escrita ante o fenômeno da variação linguística na alfabetização. A fim de contribuir com os estudos do campo da alfabetização de crianças, a pesquisa buscou discutir sobre o que dizem alfabetizadoras da rede municipal de ensino da cidade de Salvador sobre a temática. Para a fundamentação teórica, considerações sobre estudos dos campos da alfabetização, linguística e sociolinguística são trazidos em debates com diversos autores como Magda Soares, Arthur Gomes de Morais, Carlos Cagliari e outros. Os aportes metodológicos conceituam essa pesquisa enquanto de natureza exploratória e de característica qualitativa, tendo a entrevista com procedimento de investigação utilizado para a coleta dos achados, com roteiro de perguntas semiestruturadas que foram realizadas na modalidade virtual/on-line através de plataformas digitais, como possibilidade de estudo em tempos de pandemia. A análise dos relatos das professoras alfabetizadoras nos permite inferir diversos sentidos contextuais e teóricos que correspondem as questões levantadas nas problematizações no projeto de pesquisa. Os dados evidenciaram que os aspectos relacionados com a variedade linguística presentes nas turmas de alfabetização, dessas professoras evidenciam o quanto essas variações estão relacionadas com o processo de aprendizagem das crianças no quesito relação ortográfica na fala e escrita.