Banca de DEFESA: GABRIELA SCALDAFERRI DA SILVA

DISCENTE : GABRIELA SCALDAFERRI DA SILVA
DATA : 19/12/2022
LOCAL: Sala Virtual

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS E AUXILIARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SALVADOR: SABERES, EXPERIÊNCIAS E TROCAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Formação Continuada; Políticas Educacionais; Educação Infantil; A escola como lócus da Formação de Professores

A perspectiva teórica desta pesquisa reconhece a formação continuada como aquela capaz de possibilitar o diálogo entre os professores e seus saberes-fazeres construídos na relação com a escola, com a comunidade escolar e com suas práticas pedagógicas. Assim, este trabalho teve como objetivo principal compreender em que medida as ações de formação continuada para professores da Educação Infantil do sistema de ensino do Município de Salvador atenderam aos pressupostos de uma formação que considere os saberes e experiências dos profissionais e que seja desenvolvida na escola. Em termos metodológicos procedeu-se a um estudo de caso, optando-se como procedimentos pelas pesquisas bibliográfica e de campo e utilizando a abordagem qualitativa. A revisão bibliográfica foi feita baseada em teóricos significativos sobre a formação continuada, como: Candau (1995), Oliveira-Formosinho e Kishimoto (2002), Nóvoa (1992), Oliveira (2013), Alvarado-Prada, et. al. (2010) e em documentos legais que tratam da formação docente para a Educação Básica. Na pesquisa de campo valeu-se de questionários e de entrevistas semiestruturadas aplicadas em uma amostra de quatro professoras e duas Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) que atuam no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Irmã Sheila. As entrevistas foram organizadas seguindo quatro categorias analíticas: Compreensão da importância da Formação Continuada; Experiências profissionais e conhecimentos adquiridos para além da formação; Formação continuada a partir do cotidiano da escola; Planejamento das práticas pedagógicas e interação com seus pares, com o intuito de ouvir as professoras e auxiliares da educação infantil para investigar se suas concepções e expectativas sobre a formação continuada dialogavam com a discussão dos autores aqui referenciados. Os documentos oficiais do Município sobre o tema também foram consultados para conhecer como a educação infantil estava organizada na rede de ensino de Salvador e como a Secretaria Municipal de Educação havia programado a formação de professores, verificando se neles existia abertura para uma formação dentro da escola. Entretanto, diante das falas das professoras pudemos compreender que as ações de formação continuada para as docentes da Educação Infantil, colaboradoras da pesquisa, não vêm atendendo aos pressupostos de uma formação que considere os saberes e experiências dos profissionais e que seja desenvolvida na escola. Além disto, pelas informações colhidas a Secretaria de Educação, nos últimos anos, vem desacelerando as ações de formação dos professores da educação infantil, programadas pelo Programa Nossa Rede que realizava várias ações para esta etapa da educação. Os dados coletados sugerem que o sistema de ensino deste município necessita repensar a gestão das ações de formação dos profissionais da educação infantil e nesse sentido deve propor estratégias que utilizem o potencial da troca de experiências no contexto da escola como uma vertente do seu planejamento.

Presidente - ***.617.305-** - MARIA COUTO CUNHA - UFBA
Interna - 1586194 - MARTA LICIA TELES BRITO DE JESUS