Banca de DEFESA: PIETRO MATHEUS BOMPET FONTOURA ALVES

DISCENTE : PIETRO MATHEUS BOMPET FONTOURA ALVES
DATA : 07/12/2022
LOCAL: Mconf RNP e Faced - auditório

Formação Inicial Docente em Tempos Vir[tu]ais: sentidos e significados de licenciandas em Pedagogia da UFBA

ormação inicial de professoras; tecnologias digitais; licenciatura em Pedagogia; UFBA.

A presente dissertação tem por objetivo analisar como as professoras em formação do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia concebem as tecnologias digitais. Nesta investigação, entende-se por “professoras em formação” o conjunto de licenciandos e licenciandas matriculados/as no curso de Pedagogia da UFBA, tendo em vista a histórica predominância feminina. Desta forma, a questão de pesquisa é apresentada como segue:Como as professoras em formação do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia concebem as tecnologias digitais? Para fundamentação teórica e analítica, elegeu-se autoras/es voltados à Formação de Professores como Curado Silva (2021b; 2021b; 2018; 2017; 2008), Imbernón (2011), Freire (2021; 2020) e Esteban (2005); bem como autoras/es que dedicam suas pesquisas para Tecnologias Digitais, Cultura Digital e Educação, como Pretto (2017; 2013), Castells (2008), Bonilla (2019), Edméa Santos (2019) e Evangelista (2021); além de teóricas/os relacionadas/os aos estudos do Currículo como Arroyo (2013), Pacheco (2005; 2001), Roldão (1999) e Macedo (2017). Enquanto procedimentos metodológicos, optou-se pela abordagem de pesquisa qualitativa, de cunho descritivo-analítico, com adoção da pesquisa participante (BRANDÃO; STRECK, 2006; FREIRE, 2021) para compreensão dos significados e percepções atribuídas pelas professoras em formação de Pedagogia a respeito das tecnologias digitais em sua trajetória de formação inicial; e pesquisa documental para análise dos documentos legais da Educação brasileira e Projeto Político-Pedagógico do Curso. Foram utilizadas, como instrumento de pesquisa, a entrevista semiestruturada com a participação de licenciandas em Pedagogia que aceitaram participar da pesquisa e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, autorizando a gravação das falas das entrevistadas. Os dados da pesquisa foram analisados a partir da metodologia de análise denominada núcleos de significação (AGUIAR; OZELLA, 2013; 2006), para categorização e interpretação. As entrevistas foram transcritas com fidedignidade, mantendo o sigilo dos nomes das professoras em formação e, feitas as leituras flutuantes, aglutinação dos pré-indicadores e articulação dos indicadores em núcleos de significação, foram analisadas as relações inter/extra núcleos em sequência. Como resultado, destacamos os sentidos e significados atribuídos às duas concepções discordantes acerca das tecnologias digitais, quais sejam: i) utilitarismo, com associação restrita à dimensão técnica do uso e reproduções de práticas pré-estabelecidas, sendo essas vistas apenas como recursos ou ferramentas tecnológicas e; ii) de produção coletiva e crítica de conhecimentos, bem como possibilidade de interconexão entre os sujeitos em sociedade, em específico, imersa no contexto virtual. Assim, concluímos que há um descompasso entre as discussões acerca das tecnologias digitais no curso de Pedagogia e os campos de atuação da/o [futura/o] Pedagoga/o, com olhar atento à Educação Básica; bem como a ampliação dos estudos e atividades curriculares que envolvam as tecnologias digitais na formação em Pedagogia da FACED/UFBA.

Interna - 1335772 - REJANE DE OLIVEIRA ALVES
Interno - 287526 - NELSON DE LUCA PRETTO