Banca de DEFESA: AMARILDO INÁCIO DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMARILDO INÁCIO DOS SANTOS
DATA : 09/12/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Web Conferência https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-roseli-gomes-brito-de-sa
TÍTULO:

Dançando sobre Vulcões: Educação Escolar e Governamento do Desejo e da Diferença


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo. Desejo. Diferença. Educação escolar. Governamentalidade. Sociedade global de controle.


PÁGINAS: 223
RESUMO:

Nesta pesquisa investigo a relação educação escolar e diferenças na contemporaneidade neoliberal, organizada nos moldes de uma sociedade global de controle. De abordagem epistemológica pós-estruturalista, a investigação tem em Foucault, Deleuze, Guattari e respectivos comentadores do campo dos estudos curriculares, suas principais bases teóricas. Me movimentei a partir e em torno de quatro questões: 1. quais enunciados sobre diferença estão presentes em documentos que normatizam e/ou orientam a educação escolar brasileira? 2. Qual formação discursiva se configura da conjunção desses enunciados? 3. Como essa formação discursiva se insere nos currículos escolares contemporâneos? 4. Qual/quais função/ões essa formação discursiva desempenha ao ser inserida nos currículos escolares? A partir disso, delineei três objetivos: 1. mapear enunciados sobre a relação entre diferença e educação escolar em documentos que a normatizam e/ou orientam. 2. analisar os enunciados mapeados e a formação discursiva que eles configuram. 3. problematizar a inserção e o uso biopolítico dessa formação discursiva nos currículos escolares contemporâneos. Para isso, selecionei e analisei cinquenta documentos, de origem internacional e nacional, relacionados à diferença e/ou à educação escolar. A arqueogenealogia foi a estratégia teórico-metodológica analítica e, para produzir os dados, bricolei com a cartografia deleuzeguattariana. Os enunciados mapeados são: 1. Humano, 2. Igualdade-Equidade, 3. Tolerância, 4. Diversidade-Diferença, 5. Inclusão, 6. Liberdade, 7. Democracia 8. Cidadania 9. Educação escolar. As análises permitem argumentar que há pelo menos oito condições de possibilidade para a emergência da atual formação discursiva sobre educação escolar e diferenças: 1. Pós-modernismo/Pós-modernidade, 2. Fundação da ONU, 3. Promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 4. Estado de bem-estar social (Keynesianismo), 5. Lutas de movimentos sociais reivindicatórios e/ou contestatórios, 6. Expansão e aceleração da globalização, 7. Expansão do modelo de democracia liberal, 8. Redemocratização do Brasil e promulgação da Constituição Federal de 1988. Esses acontecimentos produziram mudanças no âmbito global e nacional, possibilitando a proliferação de outros enunciados sobre educação escolar e diferenças em distintos contextos sociais. Esses enunciados configuraram uma formação discursiva e os organismos multilaterais operam como forças centrípetas, canalizando-a e difundindo-a globalmente. Acatada como verdade, a formação discursiva reverbera em documentos que normatizam e/ou orientam a educação escolar e em currículos. A partir das análises, defendo a tese de que essa formação discursiva possibilita o aparecimento de uma arte de governamento do desejo e da Diferença. Ao atravessar os currículos, a formação discursiva reproduz verdades que recalcam o desejo em subjetividades. A Diferença que escapa é representada como desvio e a multiplicidade é reduzida a dois polos dicotômicos. A formação discursiva recalca o desejo e reduz a Diferença a diferença, a diversidade para paralisar provisoriamente os fluxos desejantes e os canalizar pelas estrias do socius, possibilitando o governamento simultâneo do desejo e da Diferença


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA
Interno - 1745317 - JONEI CERQUEIRA BARBOSA
Externa à Instituição - DANIELE FARIAS FREIRE RAIC - UESB
Externo à Instituição - SILVIO DONIZETTI DE OLIVEIRA GALLO - UNICAMP
Externa à Instituição - GICELE MARIA CERVI
Notícia cadastrada em: 01/12/2022 13:28
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