Banca de DEFESA: IRINALDO DEODATO SILVA

DISCENTE : IRINALDO DEODATO SILVA
DATA : 29/11/2022
LOCAL: Faculdade de Educação

O TRATO COM O CONHECIMENTO DAS LUTAS CORPORAIS NA ESCOLA EM TEMPOS DE GUERRA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Pedagogia Histórico-crítica; Abordagem Crítico-superadora da Educação Física; Lutas Corporais

As Lutas Corporais, como conteúdo da Cultura Corporal, possui uma síntese explicativa que detêm traços elementares do modo de produção, das relações de produção, e da luta de classes que o engendram. Cientes dos tempos belicosos em que vivemos temos como objeto da investigação a seleção/organização do trato com um conhecimento clássico através do processo de ensino/aprendizagem do conteúdo lutas corporais no currículo escolar do ensino médio que compreende o 4º ciclo de escolarização. No modo de produção capitalista as lutas corporais figuram na sua forma mais alienada e fetichiosa, como uma mercadoria cuja expressão máxima se resume no MMA/UFC, forma social de luta relacionada ao esporte/ espetáculo. Por isso, nossa problemática perpassa a função social da escola quando nos interessou investigar como este conteúdo adentra nas aulas de educação física em tempos de guerra. Sobretudo, nos inserimos no debate ao trato com o conteúdo fundamentados em concepções teóricas sólidas como a Teoria Histórico-Cultural, a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico-Superadora da Educação Física. Estabelecemos como tese à necessidade do trato com o conteúdo das lutas corporais no currículo escolar ao pleno e máximo desenvolvimento das potencialidades humanas na escola pela perspectiva da emancipação humana. Para responder as questões investigativas e a tese que estabelecemos propomos-nos a responder a pergunta síntese: Quais as possibilidades de se apresentar uma proposição de ensino/aprendizagem ao trato com o conteúdo - lutas corporais ao currículo de escolarização no ensino médio a partir dos fundamentos da Teoria Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica e, da Abordagem Critico-Superadora da Educação Física considerando a função social da escola nos atuais tempos de guerra? O que nos levou tratar a partir de critérios científicos as categorias empíricas: modo de produção; luta de classes; guerra; e lutas corporais. Embasamo-nos no Materialismo Histórico – Dialético como teoria do conhecimento e, empregamos a técnica da análise conteúdo para realizarmos uma revisão bibliográfica em livros, teses, dissertações e periódicos empenhados em investigar o que se firmou reconhecidamente como conhecimento clássico das Lutas Corporais. Nossos procedimentos de pesquisa foram o diálogo com os clássicos da luta corporal e a análise com os fundamentos da teoria pedagógica histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora da educação física que possibilitam sustentar a tese, mediante os dados levantados nas referências bibliográficas analisadas que permitem afirmar as lutas corporais como um conteúdo clássico necessário ao currículo escolar com vistas à formação das plenas e máximas potencialidades humanas e, que nos impulsiona a compreender a necessidade dessa base ser de orientação materialista histórico-dialética, histórico-cultural, histórico-crítica e crítico-superadora.

Externo à Instituição - BENEDITO CARLOS LIBORIO CAIRES ARAUJO - UFS
Presidente - ***.730.294-** - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL - UFBA
Externo à Instituição - Elson Moura Dias Junior - UEFS
Externo à Instituição - FRANCISCO MAURI DE CARVALHO FREITAS - UFES