Banca de DEFESA: DEYSIANNE FRANÇA MATOS SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEYSIANNE FRANÇA MATOS SILVA
DATA : 28/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: REMOTO PLATAFORMA MEET
TÍTULO:

A Educação Física na rede federal de eDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA de Alagoas no Ifal/Campus Batalha (2014-2022): contribuições para o desenvolvimento do pensamento TEÓRICO no currículo.


PALAVRAS-CHAVES:

Organização do Trabalho Pedagógico; Ensino Médio Integrado; Tríade Conteúdo/Forma/Destinatário.


PÁGINAS: 213
RESUMO:

A presente tese tem como objeto o desenvolvimento do pensamento teórico na Educação Física na formação básica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) de Alagoas, considerando, em geral, a realidade dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), o particular da realidade e das possibilidades do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e, no singular, do IFAL/Campus Batalha para a formação humana dos estudantes em nível de Ensino Médio, com vistas a uma formação que se aproxime de uma perspectiva omnilateral. Tem como objetivo analisar a realidade, as contingências, contradições, mediações e as possibilidades do desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes através do ensino de Educação Física no IFAL, a fim de averiguar a indigência de garantir o conhecimento clássico da EF para o desenvolvimento de uma atividade humana, com consciência crítica e desalienadora, pautada em formas conscientemente dirigidas de realização mediadas por conceitos científicos e fundamentadas nas operações lógicas do raciocínio. Trata-se de uma pesquisa que se valeu de fontes bibliográficas e documentais sobre a organização do trabalho pedagógico e o desenvolvimento do pensamento teórico, que traz uma análise a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora. Para tanto, faz-se necessário discutir a realidade e possibilidades da Rede Federal de Ensino de Alagoas nos IFs, a fim de situar como o desenvolvimento do pensamento teórico se efetiva na Educação Física, a partir de uma determinada abordagem da EF e a organização do trabalho pedagógico no 4º ciclo de aprendizagem. Por fim, consideramos que é fundamental defender os IFs e dentro deles o trato com o conhecimento da Educação Física para elevar a capacidade teórica dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE - UFAL
Externa à Instituição - CAROLINA NOZELLA GAMA - UFAL
Presidente - ***.730.294-** - CELI NELZA ZULKE TAFFAREL - UFBA
Externa à Instituição - JOELMA DE OLIVEIRA ALBUQUERQUE - UFAL
Externa ao Programa - 1355659 - NAIR CASAGRANDE - UFBA
Notícia cadastrada em: 24/11/2022 19:31
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