Banca de DEFESA: JULIO BISPO DOS SANTOS JUNIOR

DATA : 18/11/2022
LOCAL: FACULDADE DE EDUCAÇÃO- UFBA - Auditório I

UTOPIAS, PÓS-UTOPIA E O CONSTITUIR-SE PROFESSOR

Palavras-chave: Utopias; Pós-utopia; Formação de Professores.

RESUMO

Esta tese é sobre Utopia. Um estudo movimentado para produzir, e compreender, sentidos e ideias sobre utopias, pós-utopia no constituir-se professor. Com uma escritura, basicamente epistolar, fabula, – partindo da obra Utopia, de Thomas Morus– uma linha espaço-temporal de conceitos, significados e sentidos para o significante utopia, assumindo-o polissêmico e plural a partir dos estudos sobre a esperança e utopia em Ernest Bloch (2005); a história do conceito em Gregory Claeys (2013) e Pierre Furter (1979), perseguindo pontos de fuga, descentração e desconstrução tramados na crítica à utopia tecida por Emil Cioram (2011), dentre outras tecituras.  Por estas opções teórico-estéticas, é um texto promiscuo que transitou, sem pudor, por muitas referências, aceitando os flertes da literatura utópica e sobre utopias em Thomas Morus (2012), com a poética de Galeano (2001; 2011) e Pepetela (2013) e os estudos sobre história e o tempo de experiências e expectativas em Reinhart Koselleck (2006; 2014); articulados aos sentidos de tempo, utopias e filosofia nos estudos de Heidegger (2009), Francis Wolf (2009; 2018) e Vlademir Safatle (2016). Trazendo a professoralidade como acontecimento (PEREIRA, 2016) permeada pelos estudos sobre memória e experiência (JOSSO, 2004; LARROSA, 2011; 2016) faz a opção metodológica de conversar epistolarmente com ex-alunos egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. E segue em direção à “defesa” ou à mera provocação que utopias, aberto a toda e qualquer polissemia, e a utopia pós-utópica, como novo significante proposto, são necessárias à condição humana, à experiência de ser e constituir-se no mundo e, neste pensar, constituindo-se professor e aceitando os riscos de qualquer utopia: ao sonhar um mundo melhor o contrário pode acontecer, pois tudo é contingente. Assumir utopias como delírio consciente pode ser o encontro possível na profissão, ou não.

Presidente - 1255526 - MARIA INEZ DA SILVA DE SOUZA CARVALHO
Interna - 1000225 - MARIA ROSELI GOMES BRITO DE SA