Banca de DEFESA: TALYSON AMORIM TENORIO DE CARVALHO

DISCENTE : TALYSON AMORIM TENORIO DE CARVALHO
DATA : 06/10/2022
LOCAL: Remoto (Google Meet)

AUTOEFICÁCIA, AJUSTAMENTO E RENDIMENTO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM GRADUANDOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA

Autoeficácia. Ajustamento acadêmico. Rendimento acadêmico. Educação superior privada.

O presente trabalho objetivou investigar em que medida a crença de autoeficácia e o ajustamento à educação superior afetam o rendimento acadêmico dos estudantes em uma instituição particular no Estado da Bahia. Para tanto, foi utilizado um questionário on-line composto de três partes: 1) questionário de vivências acadêmicas (QVA-r), de Granado, et al., (2005), para analisar o processo de ajustamento dos estudantes à instituição de ensino superior; 2) escala de autoeficácia ocupacional, versão reduzida (EAO-r), de Damásio, Freitas e Koller (2014), com adaptações para analisar a crença de autoeficácia dos estudantes; e um questionário sociodemográfico e educacional, para caracterização dos participantes quanto a essas variáveis. A investigação foi de caráter quantitativo, e buscou identificar possíveis associações entre as variáveis autoeficácia, ajustamento acadêmico, rendimento acadêmico e fatores sociodemográficos. Para tanto, foi utilizada a metodologia da pesquisa survey. A partir do referencial teórico, foram propostas três hipóteses que auxiliaram a responder à pergunta de partida: H.1 – A dimensão da autoeficácia será preditora do ajustamento e do rendimento acadêmico; H.2 – As dimensões do ajustamento acadêmico serão preditoras do rendimento acadêmico; H.3 – Os fatores pessoais e acadêmicos serão preditores da autoeficácia, das dimensões do ajustamento e do rendimento acadêmico.  Para a investigação dos objetivos gerais e das hipóteses, foram adotadas as seguintes técnicas estatísticas: análises descritivas, teste não paramétrico de Kruskall-Wallis, análise de correlação de Spearman, análise de regressão e análise de redes e grafos. Participaram da pesquisa 358 estudantes de ambos os sexos do primeiro e segundo semestres de diferentes cursos de uma instituição da educação superior de caráter privado, situada no Estado da Bahia. Com referência à dimensão da autoeficácia, os resultados indicaram que o nível de crença entre os estudantes foi moderado, houve associações significativas com os fatores pessoais (sexo, estado civil, trabalho, número de filhos e faixa etária). A autoeficácia tanto se correlacionou quanto foi preditora das cinco dimensões do ajustamento acadêmico (carreira, interpessoal, institucional, estudo e pessoal). Quanto ao processo de ajustamento acadêmico dos estudantes, os achados o apontam como fortemente guiado pela dimensão da carreira, em relação aos demais fatores. E a dimensão pessoal foi a que menos influenciou o referido processo. Os resultados também indicaram associações significativas entre as dimensões do ajustamento com os fatores pessoais (sexo, etnia, número de filhos, estado civil, residência, faixa etária e renda familiar) e com fatores acadêmicos (benefício de ProuniFiesEduca Mais ou da própria IES; turno de aula e horas de estudo por semana). Quanto ao rendimento acadêmico, das cinco disciplinas analisadas, apenas a de saúde coletiva apresentou correlações significativas com as dimensões interpessoal e estudo do ajustamento acadêmico. Também não foram encontradas associações significativas entre o rendimento e os fatores pessoais e acadêmicos. Em relação à análise de redes e grafos, os resultados indicaram a autoeficácia como o vértice de maior força, que favorece todas as demais interconexões dos vértices, as dimensões do ajustamento e do rendimento acadêmico. Como contribuição, este trabalho ampliou o conhecimento sobre a autoeficácia, o processo de ajustamento e de rendimento acadêmico inserido no âmbito privado da educação superior. Ele também propicia discussões que podem embasar ações acadêmicas, pedagógicas e psicossociais fortalecedoras da autoeficácia, de um assertivo processo de ajustamento acadêmico e no favorecimento do rendimento dos estudantes em suas avaliações. Adicionalmente, a pesquisa traz uma importante contribuição metodológica para as áreas de educação e de psicologia da educação, ao apresentar a análise de redes e grafos como um instrumento adicional para a compreensão das relações entre as principais variáveis aqui analisadas.

Externo à Instituição - RODOLFO AUGUSTO MATTEO AMBIEL - PUC-CAMPINAS
Externa à Instituição - NADIA HAGE FIALHO - UNEB