Banca de DEFESA: ALDENEIDE ARAÚJO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALDENEIDE ARAÚJO NASCIMENTO
DATA : 02/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Modalidade Remota
TÍTULO:

DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NA BAHIA


PALAVRAS-CHAVES:

 Língua Portuguesa - Estudo e ensino (Ensino Médio). Variedade linguística. Processo de ensino-aprendizagem. Ensino Médio. Prática docente.


PÁGINAS: 101
RESUMO:

A pesquisa que desenvolvemos é de natureza exploratória circunscrita ao ensino de Língua Portuguesa com abordagem qualitativa, tendo como objetivo geral: Evidenciar compreensões a respeito da prática de ensino de Língua Portuguesa em relação à multiplicidade e funcionalidade da língua nos seus diversificados usos e contextos considerando as reflexões dos educandos. Acreditamos que a relevância desse estudo está em contribuir para que o docente em sua prática de ensino de Língua Portuguesa abra espaço para reflexões sobre a multiplicidade e funcionalidade da língua. Em nosso estudo pautamo-nos nas considerações dos seguintes teóricos Antunes (2003, 2007, 2009), Bagno (1999, 2004, 2007), BortoniRicardo (2004, 2005), Freire (1996), Faraco (2008), González (2018), Labov (1972, 2008), Lucchesi (2006, 2011, 2015), Marcuschi (1996), Malfacini (2015), Mattos e Silva (1991, 2001, 2004), Muniz (1986), Santana (2007), Soares (1998, 2002a, 2002b); dentre outros. E nos documentos oficiais: Diretrizes para o Aperfeiçoamento do ensino de Língua Portuguesa (1986), os PCNs (2000), o Documento Curricular Orientador ano letivo 2022: Novo Ensino Médio de tempo parcial, a BNCC (2017, 2018) e o Currículo Referencial Bahia Ensino Médio (Consulta Pública). O campo de nosso estudo é o Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), o qual se assenta numa modalidade de ensino médio não convencional e, assim sendo, para entender as suas especificidades buscamos além de teóricos e consultas aos sites do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia (SEC); entrevistar a Articuladora da Área de Linguagens e Tecnologias e visitar a sede do (EMITEC), localizada no IAT. Nesse estudo, recorremos também ao uso de questionário a docentes em prol de contemplar o nossos objetivos geral e específicos. A entrevista seguiu um roteiro contendo seis questões referentes ao programa EMITEC e ocorreu de maneira virtual, numa plataforma de videoconferências – online de software livre (google meet) e o questionário a docentes constituiu-se de dez questões abertas sobre a prática de ensino de Língua Portuguesa na perspectiva da diversidade linguística; sendo realizado através de uma ferramenta do google workspace também online e de software livre (google forms) devido ao cenário vivenciado, a pandemia do COVID – 19. Os resultados obtidos nos permitiram e nos permitem refletir que ainda há muito a se fazer para que exista verdadeiramente uma prática de ensino de língua portuguesa que abrace a perspectiva de uma língua viva, funcional e em movimento constante. Uma prática de ensino-aprendizagem que reflita a língua em suas variedades e em suas normas linguísticas e, por conseguinte, uma língua que não prescreve “erros”, mas que reflete sobre os contextos de formalidade ou informalidade em que o falante seja ou venha a estar inserido. Neste trabalho confirmamos, ainda, que muito pouco os docentes em sua prática de ensino de Língua Portuguesa abrange todas as variações linguísticas tal como preconizam e apontam os documentos oficiais que norteiam o trabalho docente. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 073.850.055-00 - DINEA MARIA SOBRAL MUNIZ - UFBA
Interna - 127.639.695-34 - MARY DE ANDRADE ARAPIRACA - UFBA
Externa ao Programa - 2570273 - NOEMI PEREIRA DE SANTANA
Externa à Instituição - RISONETE LIMA DE ALMEIDA - UNEB
Notícia cadastrada em: 23/08/2022 13:07
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