Banca de DEFESA: LEONEL VICENTE MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONEL VICENTE MENDES
DATA : 18/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: FACED UFBA REMOTO
TÍTULO:

ITINERÂNCIAS DA POLÍTICA CURRICULAR DO ENSINO BÁSICO NA GUINÉ-BISSAU 1973-2011: SABERES LOCAIS E DIVERSIDADE CULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Política Curricular; Guiné-Bissau; Ensino Básico; Diversidade Cultural e Saber Locais.


PÁGINAS: 137
RESUMO:

O presente trabalho busca compreender itinerâncias da política de currículo de ensino básico em Guiné-Bissau e sua vinculação com diversidades e epistemologias locais entre o ano da sua independência e o da implementação da Lei de Bases do Sistema Educativo (1973-2011). A pesquisa tem como elemento estruturante política de currículo de ensino básico na Guiné-Bissau e sua vinculação com diversidades e epistemologias locais. Os resultados da pesquisa apontam que a política de currículo tem sofrido várias mudanças e descontinuidades, decorrentes de reformas educacionais financiadas pelas Organizações Internacionais (OI), o processo que se iniciou nos anos de 1980 com o liberalismo econômico. Os impactos dessas reformas estão diretamente relacionados com a ausência da vinculação de saberes locais e diversidades culturais na atual política de currículo de ensino básico em Guiné-Bissau. Ao longo da investigação foi possível compreender, através de aplicação de questionários, as percepções de professores de ensino básico de uma escola pública “Quero Apreender” localizado em Ilondé na região de Biombo, sobre saberes locais e diversidades culturais no currículo escolar de ensino básica. Os professores foram unanimes sobre a necessidade de valorização de saberes locais e diversidades culturais no currículo escolar, e relacionaram tais saberes aos aspectos culturais de alguns grupos étnicos de Guiné-Bissau que se manifestam na sua prática social. Metodologicamente, o trabalho desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, foi possível aplicar os questionários fazendo uma articulação através da análise documental com bases teóricas fundamentadas na concepção de política do currículo, saberes lacais e diversidades culturais tendo foco a educação, tomando a referência nos trabalhos de Ball (2001); Goodson (2018); Macedo (2017); Gomes (2007); Candau (2002); Geertz (1997).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2198885 - ROBERTO SIDNEI ALVES MACEDO
Interna - 4349430 - DENISE MOURA DE JESUS GUERRA
Externo à Instituição - FERNANDO PINA TAVARES - UNILAB
Externa à Instituição - SILVIA MICHELE MACEDO - UFRB
Notícia cadastrada em: 15/08/2022 19:50
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA