Banca de DEFESA: HELENA BENES MATOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELENA BENES MATOS DA SILVA
DATA : 16/02/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

Comportamentos não saudáveis para controle de peso em universitários durante a primeira onda da pandemia de COVID-19 no Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

COVID-19, comportamentos não saudáveis para controle de peso, saúde mental, universitários, adulto


PÁGINAS: 132
RESUMO:

Introdução: Estudantes universitários frequentemente vivenciam incerteza sobre o futuro e comprometimento da saúde mental como consequência das demandas acadêmicas. E, durante a pandemia de COVID-19 isto pode ser agravado, pois a população mundial foi exposta a diversos estressores e alterações abruptas no estilo de vida, com maior tempo de tela e sedentarismo, alterações da ingestão alimentar, com exacerbação do comer emocional e consumo de alimentos ultraprocessados, o que pode levar ao ganho de peso e adoção de comportamentos não saudáveis para controle de peso (CNSCP). Objetivo: Identificar a prevalência e fatores associados a CNSCP em estudantes universitários durante a primeira onda da pandemia de COVID-19. Métodos: Este é um estudo transversal realizado a partir de dados da linha de base da Coorte On-line Comportamento Alimentar e Saúde (COCASa). As informações utilizadas foram coletadas por meio de questionário on-line auto aplicado por estudantes universitários brasileiros entre julho e agosto de 2020. O questionário incluiu questões referentes ao peso, altura, sexo, idade, raça/cor, área do conhecimento, frequência de café da manhã na semana, busca por conteúdo sobre dieta em redes sociais, preocupação com o peso, percepção do peso, preocupação com a COVID-19. Também foi aplicada a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Adicionalmente, estudantes indicaram a frequência de CNSCP por meio da escala adaptada de Hay, 1998, que acessa a adoção de restrição alimentar/jejum, purgação, e foi adicionado uma questão sobre exercício excessivo. A análise estatística foi realizada com o software R, versão 4.1.0, e incluiu análise de frequência, o teste V de Cramer para análise do tamanho do efeito entre as variáveis independentes, seguido da regressão logística bivariada para seleção das variáveis com p<0,2 que compuseram o modelo final, o qual foi testado por regressão logística generalizada. Ademais, o modelo final, estimado pela razão de prevalência e intervalo de confiança a 95%, foi definido pela permanência das variáveis com valor de p<0,05 e o melhor ajuste do modelo pelo menor valor do Critério de Informação de Akaike (AIC). Resultados: Os resultados sobre tamanho do efeito
entre as variáveis indicam que há relação muito forte entre estado nutricional, preocupação com o peso e percepção do peso, entre sintomas de depressão, ansiedade e estresse, e entre CNSCP, busca por conteúdo de dieta, preocupação com peso e percepção do peso. Identificou-se prevalência de 32,7% (n=848) para CNSCP, com 24,1% para restrição/jejum, 17% para exercício excessivo e 5,4% para comportamento purgativo. Busca por conteúdo de dieta nas redes sociais e preocupação com ganho de peso se associaram positivamente com todos os desfechos. Ademais, sintomas graves de depressão, auto percepção de sobrepeso, e omissão do café da manhã aumentaram a prevalência de restrição/jejum. Renda intermediária e maior preocupação com COVID-19 se associaram negativamente, e sintomas graves de ansiedade positivamente com exercício excessivo. Também foram observadas associações positivas entre sintomas graves de ansiedade, omissão do café da manhã e purgação. Conclusão: Este estudo evidenciou que durante a primeira onda de COVID-19 houve elevada prevalência de CNSCP entre universitários brasileiros. Além disso, o uso de redes sociais, preocupação com o peso, pior saúde mental, fatores comportamentais e renda intermediária foram associados positiva ou negativamente com um ou mais CNSCP em universitários. Sinaliza-se a necessidade de desenvolvimento de medidas em saúde visando a promoção de hábitos saudáveis sobre comportamento alimentar e controle de peso.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 053.537.227-28 - CARLOS ALBERTO SOARES DA COSTA - UERJ
Interna - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA
Externo à Instituição - FERNANDA RODRIGUES DE OLIVEIRA PENAFORTE
Notícia cadastrada em: 10/02/2022 15:18
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA