Banca de DEFESA: MÉRCIA FERREIRA BARRETO

DISCENTE : MÉRCIA FERREIRA BARRETO
DATA : 14/02/2022
LOCAL: Escola de Nutrição da UFBA

Significados Do Direito Humano à Alimentação: Perspectivas Polifônicas sobre a Merenda Escolar

Palavras-chave: Direitos humanos. Segurança Alimentar e Nutricional. Alimentação escolar. Etnografia. Pesquisa qualitativa.

A presente tese de doutorado analisa os significados do Direito Humano à Alimentação (DHA) no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no âmbito escolar em rede estadual de ensino médio, na cidade de Salvador, Bahia. Os significados do DHA no contexto das práticas alimentas previstas no Programa apresentam uma multiplicidade de perspectivas na escola, tanto na figura do estudante enquanto consumidor, como profissionais e funcionários da educação. Na construção desse objeto, inicialmente indagou-se sobre espaço social alimentar, hábitos culturais, normas e ideologias associadas à oferta e ao consumo da alimentação por meio do esforço etnográfico. Neste sentido, o objeto central da tese é compreender os significados do Direito Humano à Alimentação (DHA), a partir da perspectiva dos estudantes e dos profissionais que atuam na escola, diante do contexto das práticas alimentas previstas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Buscou-se durante o exercício etnográfico das práticas alimentares cotidianas da comida produzida e ofertada na escola, os fenômenos ocultos ou nunca revelados relacionados a este processo de distribuição por meio da observação participante e do registro escrito em diário de campo. As narrativas escritas e orais dos estudantes, as entrevistas em profundidade sobre o Programa compuseram o material empírico, as categorias analíticas, estas minunciosamente analisadas a partir de técnicas de análise do discurso, segundo Eni Orlandi, e interpretados para maior compreensão dos significados, utilizando-se a hermenêutica, segundo Gadamer (1997). Ainda, foram utilizados princípios da etnometodologia, a partir dos estudos de Garfinkel e Alain Coulain (1995). Da interpretação dos enunciados, emergiram noções sobre o direito construídas por atores sociais na escola, representadas por seus saberes, valores e concepções vivenciados às práticas alimentares no contexto escolar. A tese apresenta mecanismos de compreensão relacionados à violência: um cardápio que contempla: humilhação, violências alimentar, psíquica, sexual e de gênero. Todas essas experiências são como práticas alimentares agressivas que estruturam a alimentação escolar, seja utilizando meios como a fila, racismo estrutural, ou no tratamento dado por funcionários ao PNAE. Esse contexto, apresenta-se contrário à perspectiva de direito humano à alimentação pautados na transformação e na emancipação. Em síntese, o fortalecimento do PNAE como uma política pública promotora de direito à alimentação deve se dar por meio de uma participação efetiva dos escolares em todas as instâncias colegiadas, sobretudo, em contextos de desigualdades e exclusão, realidade concreta de estudantes de escolas públicas.

Interna - 287689 - SANDRA MARIA CHAVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA - UNEB