Banca de DEFESA: MANUELA ALVES DA CUNHA

DISCENTE : MANUELA ALVES DA CUNHA
DATA : 27/07/2021
LOCAL: Escola de Nutrição

Agricultura urbana e Plantas Alimentícias Não Convencionais em Salvador/BA: disponibilidade e potencial para a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional

sistemas alimentares, horticultura urbana, abastecimento de alimentos, segurança alimentar e nutricional

Com o crescimento da oferta de produtos industrializados, o consumo de vegetais tem diminuído, observando-se também o baixo uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), que apresentam potencial para a diversificação alimentar. Nesse contexto, pontua-se que a agricultura urbana tem sido considerada como uma estratégia para amenizar problemas das cidades, como aqueles relacionados à alimentação, sendo uma atividade em crescimento e que pode ser integrada a programas de alimentação e nutrição, contribuindo para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). No âmbito da agricultura urbana, apesar do frágil reconhecimento e valorização, espécies de PANC podem contribuir para a melhoria da qualidade nutricional dos cardápios de muitas famílias. Desse modo, este estudo buscou sistematizar informações sobre a agricultura urbana e a disponibilidade de PANC no município de Salvador/BA, considerando a contribuição das hortas urbanas e dessas espécies para promoção da SAN. O trabalho foi desenvolvido utilizando-se dois eixos de atividades: a condução de revisão narrativa, abarcando conteúdos referentes ao atual padrão alimentar dos brasileiros, valor nutricional e contribuição das PANC para a promoção da SAN, e um estudo diagnóstico, com pesquisa de campo, junto às hortas urbanas do município, incluindo visitas in loco, para entrevistas com os agricultores e identificação de espécies de PANC. O levantamento bibliográfico revelou que as PANC são ricas em nutrientes, podendo desempenhar importante papel na perpetuação de hábitos alimentares mais saudáveis, e que a incorporação desses vegetais em políticas e programas de alimentação se constitui como uma importante estratégia para promoção da SAN. No estudo diagnóstico, foram localizadas 18 hortas ativas, das quais 17 participaram do estudo: 8 comunitárias (HUC) e 9 privadas (HUP). Os entrevistados apresentaram idade média de 55,76 anos, a maioria (52,9%) era do sexo masculino e atuava nas HUP (88,9%). A maior parte das hortas encontravam-se em atividade há pelo menos 13 anos, estando a mais antiga em funcionamento há 67 anos - para 52,9% dos horticultores, o trabalho nas hortas era a principal fonte de renda. Os alimentos cultivados eram consumidos por 82,4% dos horticultores, mas destinavam-se principalmente para a comercialização (realizada por 70,6% das hortas) e em menor parte para doação (feita por 47,1% delas). A produção era comercializada através de diferentes canais, como na própria horta, em feiras livres e em mercadinhos. Dentre os alimentos cultivados para a comercialização, foram citados 16 tipos de hortaliças e 14 de frutas. Nas hortas, foram encontrados 59 tipos de PANC, que, em sua maior parte, nasciam de forma espontânea. Dos entrevistados, 76,5%, em sua maioria mulheres, afirmaram utilizar 19 dessas espécies, em diversas preparações culinárias, destacando-se o uso de Coleus amboinicus Lour., Eryngium foetidum L., Talinum fruticosum (L.) Juss. e Pereskia aculeata Mill. Os resultados permitiram evidenciar que as hortas vêm promovendo trabalho e renda para famílias e contribuindo para o abastecimento alimentar. Além de produzir alimentos frescos para a população, incluindo espécies de PANC, a atividade colabora para o equilíbrio dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável. Os achados reafirmam as hortas urbanas como espaços relevantes, que devem ser incluídos nas políticas públicas, de modo a promover a SAN.

Interna - 287689 - SANDRA MARIA CHAVES DOS SANTOS
Interna - 287774 - RYZIA DE CASSIA VIEIRA CARDOSO