Banca de DEFESA: LORENA ROCHA ANDRADE

DISCENTE : LORENA ROCHA ANDRADE
DATA : 12/03/2021
LOCAL: Online

IMAGEM CORPORAL EM ADOLESCENTES: ASSOCIAÇÃO COM INDICADORES ANTROPOMÉTRICOS, ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO

Imagem Corporal, Indicadores Antropométricos, Atividade Física, Comportamento Sedentário

Introdução: A preocupação com corpo e forma corporal, assim como a ocorrência de insatisfação com a imagem corporal tem aumentado na adolescência, dessa forma, a ocorrência de sedentarismo e obesidade se destaca nesse cenário, podendo elevar a frustração com o corpo e gerar efeitos prejudiciais na saúde física e mental dos jovens, se fazendo necessário ampliar a compreensão dessa temática. Objetivo: Avaliar a associação do estado antropométrico, nível de atividade física e comportamento sedentário com a imagem corporal negativa em adolescentes de escolas públicas de Salvador. Métodos: Trata-se de um estudo transversal aninhado à coorte intitulada “Ambiente escolar e familiar e risco cardiovascular: uma abordagem prospectiva”. O local e a amostra de estudo compreendem, respectivamente, seis escolas públicas estaduais de Salvador e 465 adolescentes de ambos os sexos com idade entre 10 e 17 anos matriculados nessas unidades de ensino. A imagem corporal foi avaliada quanto a sua dimensão perceptiva (divergência do tamanho corporal = diferença entre o Índice de Massa Corporal (IMC) atual e real) e atitudinal (insatisfação corporal = diferença entre o IMC desejado e atual) pela escala de silhuetas. Para identificar estado antropométrico, adotou-se o IMC/idade e sexo em percentil recomendado pela WHO e a circunferência da cintura no percentil 90 da própria amostra. Questionário de Atividade Física para Adolescentes foi adotado para identificar o nível de atividade física e o tempo de TV foi utilizado para avaliar comportamento sedentário adotando a referência do Global School-based  Student  Health  Survey. Ainda, foram obtidas as informações demográficas (sexo, idade e condição econômica). A análise descritiva dos dados foi realizada utilizando-se proporção para variáveis categóricas. A magnitude da associação entre estado antropométrico, atividade física, comportamento sedentário e insatisfação com a imagem corporal foi expressa Razão de Chance (Regressão Logística Politômica) e respectivos intervalos de 95% de confiança (IC 95%). O AIC avaliou o ajuste do modelo final. Adotou-se significância estatística de 5%. Os dados foram analisados utilizando-se o pacote estatístico STATA, versão 16.0. Resultados: A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi 78,3%, de divergência do tamanho corporal 81,3%. A insatisfação corporal se mostrou positivamente associada ao excesso de peso e à CC inadequada, mas não houve associação com as variáveis de estilo de vida. Conclusão: Conclui-se que o estado antropométrico é um importante indicador para a IIC e DTC. Políticas públicas voltadas ao ambiente escolar se tornam essenciais, visando estratégias e planejamentos para uma maior aceitação corporal do adolescente.

Presidente - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA
Interno(a) - 1066101 - JAIRZA MARIA BARRETO MEDEIROS