Banca de DEFESA: INGRID CARDOSO FIDELES

DISCENTE : INGRID CARDOSO FIDELES
DATA : 21/10/2020
LOCAL: Sala da Congregação

Condições de Saúde e de (in)segurança alimentar entre trabalhadores de restaurantes populares no Brasil.

Excesso do peso; segurança alimentar e nutricional; restaurantes populares; manipuladores de alimentos; doenças crônicas não transmissíveis; saúde do trabalhador; trabalhadores da alimentação coletiva.

Introdução: O excesso de peso, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e a insegurança alimentar têm se apresentado como graves problemas de saúde pública mundial, ao longo dos anos. Cujo quadro vem se agravando e atingindo cada vez mais as populações mundiais. No que se refere aos trabalhadores da alimentação coletiva, poucos são os estudos realizados que tenham avaliado a sua condição de saúde, de trabalho e em especial, de insegurança alimentar. E ainda, de abrangência nacional. Objetivo: Avaliar a condição de saúde e de (in)segurança alimentar entre manipuladores de alimentos de restaurantes populares no Brasil. Metodologia: A tese foi estruturada através de três artigos que abordaram os aspectos relacionados à saúde desses trabalhadores, desenvolvida através de um estudo transversal em 36 restaurantes populares no Brasil, que está ancorado em um estudo maior. Participaram do estudo 559 trabalhadores e foram avaliados os aspectos socioeconômicos, demográficos, do trabalho e das condições de saúde, além de dados que caracterizam a insegurança alimentar utilizando a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar. As análises estatísticas dos 03 artigos envolveram análises descritivas, bivariadas e aplicação do teste de Qui-quadrado de Pearson. Para confirmar as associações, de acordo com cada artigo, foram utilizados modelos de Regressão de Poisson (artigo 1) e Regressão Logística Multinomial (artigos 2 e 3) com significância de 5%, e considerando-se os objetivos e as características dos desfechos de cada estudo: Doenças Cônicas não transmissíveis (DCNT), Excesso de peso e (In)Segurança Alimentar. Resultados. A maioria da população do estudo era do sexo feminino (63,1%), casada (51,7%), com excesso de peso (59,9%) e entre os que apresentaram DCNT (17,2%), a maioria relatou a presença de hipertensão arterial (45,8%), além disso, a percepção de insegurança alimentar foi de 44,4%. Verificou-se ingestão calórica com distribuição de macronutrientes adequados, contudo, a ingestão de sódio apresentou valores superiores aos recomendados. Verificou-se que trabalhadores obesos apresentaram duas vezes mais chances de ter doenças crônicas; os que trabalhavam nos restaurantes por período superior a três anos também apresentaram mais riscos para o desenvolvimento do excesso de peso; e as condições socioeconômicas foram associadas à insegurança alimentar tendo-se os trabalhadores com menor escolaridade duas vezes mais chances de estarem na faixa mais grave da insegurança alimentar. Conclusão: Este foi o primeiro estudo de abrangência nacional a avaliar a situação de saúde e (in)segurança alimentar entre trabalhadores da alimentação coletiva (manipuladores de alimentos). Foram encontradas elevadas prevalências de excesso de peso e insegurança alimentar. Maior tempo de trabalho em restaurantes mostrou-se como um possível fator de risco para o desenvolvimento de excesso de peso, contudo mais estudos precisam ser realizados para melhor esclarecer esta associação.

Presidente - 134.645.744-15 - RITA DE CASSIA COELHO AKUTSU - UnB
Interno - 1194475 - MONICA LEILA PORTELA DE SANTANA