Banca de DEFESA: LUCIMEIRE SANTANA DOS SANTOS

DISCENTE : LUCIMEIRE SANTANA DOS SANTOS
DATA : 29/09/2020
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/jairza-maria-barreto-medeiros

Dieta hiperlipídica durante o período perinatal e/ou pós desmame: efeitos sobre a expressão de genes relacionados ao controle da ingestão alimentar e a inflamação em ratos adultos.

Consumo alimentar, dieta hiperlipídica, expressão gênica, gestação, inflamação, lactação, ratos.

A nutrição durante períodos críticos do desenvolvimento pode trazer repercussões duradoras para a saúde do ser em formação. Desta forma, a manipulação nutricional nesses períodos é um modelo de estudo relevante para o entendimento da modulação da plasticidade fenotípica e suas repercussões. Entre as repercussões, estão as alterações moleculares, mais especificamente na expressão gênica. O presente estudo teve como objetivo investigar o efeito da exposição à dieta hiperlipídica durante a vida intrauterina e lactação associada ou não a manutenção do consumo alimentar da dieta hiperlipídica no pós desmame sobre a expressão de genes relacionados ao controle da ingestão alimentar e a inflamação em ratos adultos. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Uso de Animais da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (nº 02/13). O manejo e os cuidados com os animais seguiram as recomendações da Sociedade Brasileira de Ciência de Animais de Laboratório (SBCAL) e diretrizes do ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments). Os animais foram mantidos no Laboratório de Nutrição Experiemental da UFBA (LABNEX), sob temperatura de 23 ± 2 ° C e ciclo claro/escuro de 12 horas. Ratos Wistar foram divididos em quatro subgrupos: Controle/Controle (CC, n=5) - descendentes de ratas alimentadas com dieta controle e alimentados com a mesma dieta no pós desmame; Controle/Hiperlipídico (CH, n=5) - descendentes de ratas alimentadas com dieta controle e alimentados com dieta hiperlipídica no pós desmame; Hiperlipídico/Controle (HC, n=5) - descendentes de ratas alimentadas com dieta hiperlipídica no período perinatal e alimentados com dieta controle no pós desmame; Hiperlipídico/Hiperlipídico (HH, n=5) - descendentes alimentados com dieta hiperlipídica no período perinatal e pós desmame. Após a eutanásia e dissecação do tecido adiposo branco omental e retroperitoneal, hipotálamo e núcleo accumbens, foram feitas análises da expressão dos genes drd1, drd2, pomc, npy, tnf e nf-kb por meio da técnica PCR em tempo real. O grupo CH apresentou maior expressão do drd1 e drd2, o grupo HC apresentou maior expressão do drd2 e o grupo HH apresentou maior expressão do drd1. O grupo HC apresentou maior expressão de pomc e o grupo HH apresentou maior expressão de pomc e npy. Os grupos CH e HH apresentaram maior expressão de nf-kb e tnf - α  no tecido adiposo branco e os grupos HC e HH aresentaram maior expressão de nf-kb hipotálamo. Dessa forma, a dieta hiperlipídica alterou a expressão de genes relacionados ao controle hedônico e homeostático da ingestão alimentar e a expressão de genes inflamatórios, mais intensamente nos animais expostos a dieta hiperlipídica nas fases críticas do desenvolvimento e que continuaram consumindo da mesma dieta após o desmame.

Presidente - 1066101 - JAIRZA MARIA BARRETO MEDEIROS
Interno - 3112241 - MARIA ESTER PEREIRA DA CONCEICAO MACHADO