Banca de DEFESA: TATIANE QUEIROZ SILVA

DISCENTE : TATIANE QUEIROZ SILVA
DATA : 06/11/2019
LOCAL: Escola Nutrição

MARISQUEIRAS COMO AGENTES MULTIPLICADORAS DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A MELHORIA DA PESCA ARTESANAL

Educação em saúde, pesca artesanal, Boas Práticas de Produção, qualidade de alimentos.

A pesca artesanal ou de pequena escala possui importante papel para populações litorâneas, por auxiliar no desenvolvimento social e econômico local. Neste segmento, a mariscagem constitui uma das modalidades de pesca e atividades de subsistência mais comuns. Apesar de sua relevância, esse trabalho ainda se encontra invisível econômica e socialmente. Diante disso, a educação nesse grupo é fundamental para desenvolver capacidade real de intervenção e transformação de sua realidade. Assim, treinamentos em Boas Práticas de Produção podem contribuir para melhoria de suas práticas produtivas, valorização do pescado e, consequentemente, do importante trabalho das marisqueiras. Ademais, assume-se que essas atividades educativas podem alcançar a formação de agentes multiplicadoras, pessoas que participam de processo de formação e apresentam o desafio de repassar o que aprenderam para outros. Perante o exposto, o objetivo do trabalho é demonstrar a contribuição de uma experiência de formação conduzida por marisqueiras, como agentes multiplicadoras de segurança de alimentos, para o aperfeiçoamento das práticas de beneficiamento dos mariscos e melhoria da qualidade do pescado artesanal. Trata-se de um estudo de intervenção, descritivo, de natureza quali-quantitativa que foi realizado junto a marisqueiras de comunidades pesqueiras do município de São Francisco do Conde, Bahia, Brasil. Para isso, foi conduzido um trabalho de intervenção educativa que compreendeu a formação de agentes multiplicadoras de Boas Práticas de Produção de pescado e, posteriormente, o treinamento de marisqueiras de nova comunidade por essas difusoras de conhecimento. Para a obtenção das informações, foram utilizados instrumentos avaliativos de conhecimento das marisqueiras (questionário estruturado) e de práticas de beneficiamento (checklist), além de roda de conversa desenvolvida com o auxílio de roteiro de perguntas. Os dados quantitativos foram tabulados e processados em banco de dados pelo uso do “Statistical Package for the Social Sciences” – SPSS, v 21. Os resultados dos questionários estruturados e checklists foram analisados, respectivamente, por meio do teste de Wilcoxon e Quiquadrado de Pearson. Os dados qualitativos, oriundos da Roda de Conversa, foram transcritos e tratados por análise de conteúdo, com definição de categorias/subcategorias. Observou-se que houve diferença estatisticamente significativa no conhecimento de marisqueiras  (Z = -3,350; p = 0,001 < 0,05) e nas práticas (X2(2)=98; p-valor < 0,001) após o treinamento realizado pelas multiplicadoras. Houve expressiva melhoria no trabalho, no que tange à higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios, à higiene pessoal, ao controle de vetores e pragas urbanas, ao abastecimento de água, ao manejo de resíduos e ao preparo dos mariscos. Ainda, verificou-se que as instrutoras apresentavam características que auxiliavam na aprendizagem, na comunicação efetiva e no sentimento de valorização das marisqueiras e do seu trabalho. Diante disso, a formação de agentes multiplicadoras constituiu um instrumento efetivo para melhoria da pesca artesanal e promoção da segurança de alimentos em comunidades pesqueiras, recomendando-se a disseminação desta estratégia para outras coletividades costeiras e ribeirinhas.

Interno - 287774 - RYZIA DE CASSIA VIEIRA CARDOSO
Interno - 281042 - ROGERIA COMASTRI DE CASTRO ALMEIDA