Banca de DEFESA: JOISE MARIA REGO SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOISE MARIA REGO SANTOS
DATA : 01/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: ENUFBA
TÍTULO:

É QUIZILA DO SANTO: ESTUDO SOBRE INTERDIÇÕES ALIMENTARES EM UM TERREIRO DE CANDOMBLÉ ANGOLA E A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Tabu alimentar. Segurança Alimentar e Nutricional. Religião. Diversidade Cultural. Grupo com Ancestrais do Continente Africano. Racismo.


PÁGINAS: 148
RESUMO:

O estudo tem como objetivo contribuir para a compreensão dos significados das interdições alimentares, quizilas, nas experiências alimentares de afro-religiosos do candomblé e articulação de seus princípios com a Segurança Alimentar e Nutricional. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa em caráter de estudo de caso, realizado em um terreiro de candomblé de tradição cultural angola-banto situado na Região Metropolitana de Salvador. A pesquisa de campo baseou-se em entrevistas semiestruturadas direcionadas aos afro-religiosos, além de observações de campo. Para análise do material empírico utilizou-se de procedimentos de análise de conteúdo e abordagem compreensiva. O estudo demonstrou que os significados das quizilas perpassam todo o viver alimentar dentro da lógica que concilia com uma cosmovisão em que elementos como a ancestralidade e a noção de imaterialidade transversalizam as relações alimentares. As quizilas apresentam-se de forma mais incisiva sobre os corpos dos adeptos por meio de sua eficácia, marcando a agência dos nkisi, entidades ancestrais, nos adeptos e também na dinâmica alimentar. Por intermédio da singularidade das quizilas, delineiam-se elementos relevantes para pensar a Segurança Alimentar e Nutricional dos povos de religiões de matriz africana de maneira que extrapola a noção do alimento enquanto matéria (elemento físico) e enquanto elemento simbólico, insere-se também em consonância com o a noção de força vital, do equilíbrio entre o mundo material e imaterial. As quizilas reforçam a concepção do alimento vestido de outras agências e inseridos em outras relações com os humanos, com o ambiente e com o universo que difere substancialmente da acepção do alimento nos discursos oficiais das políticas públicas de saúde e alimentação. O alimento no terreiro de candomblé investigado assume as dimensões conectadas com uma cosmovisão africana que sobrevive à diáspora africana nos espaços coloniais dentro dos quais o culto religioso é o grande alicerce do arcabouço simbólico re-existente à diáspora.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 287689 - SANDRA MARIA CHAVES DOS SANTOS
Interno - 1095648 - LIGIA AMPARO DA SILVA SANTOS
Externo ao Programa - 2570813 - CLARICE SANTOS MOTA
Externo à Instituição - FERNANDA DE SOUZA BAIRROS - UFRGS
Externo à Instituição - DENIZE DE ALMEIDA RIBEIRO - UFRB
Notícia cadastrada em: 29/10/2019 13:50
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA